sexta-feira, julho 17, 2009

OS PASSEIOS RIBEIRINHOS


Parece que o que está a dar no final de mais um ciclo autárquico, são desta vez os passeios ribeirinhos.

Vemos um a ser terminado e inaugurado no Barreiro, teremos em oportuno calendário, mais um pequeno troço a ser inaugurado no Seixal.


As frentes ribeirinhas do Tejo, abandonadas durante tantas décadas parecem ser agora o mote para mais uma tentativa de engano e de continuidade no poder.

Curiosamente, ao orientar o olhar dos cidadãos para o rio, os autarcas mostram a única superfície que , como o Céu , não puderam alterar , se isto não é demonstrativo da sua incompetência, o que será ?

De facto é melhor voltarmos as costas à obra do Poder Local e concentrarmo-nos no horizonte que não conseguiram conspurcar, de preferência na maré cheia , pena que esses «passeios » não se prolonguem em corredor verde, para ligar o que está para lá das margens , onde a maoiria de nós vive e onde, em vez de aprazíveis passeios à beira Tejo o que vêmos é a cada dia , nascer mais betão a cada espaço livre, a cada àrea verde.


Contraditóriamente , quanto mais se constróem passeios deste tipo, mais se afastam os cidadãos do rio , pois a maioria destes paredões são incompatíveis com a prática de alguns desportos náuticos e, porque a sua construção destruíu algumas pequenas enseadas arenosas, importantes na salvaguarda de quem pratica algumas modalidades náuticas.

Mas é óbvio que não é isso que interessa, nem isso , nem a salvaguarda de património que foi arrazado para a sua construção, o que inteeressa é que um «passeio ribeirinho» fica bem nos prospectos dos construtores civis e nas fotografias dos politicos.

30 comentários:

Daniel Geraldes disse...

"Curiosamente, ao orientar o olhar dos cidadãos para o rio, os autarcas mostram a única superfície que , como o Céu , não puderam alterar , se isto não é demonstrativo da sua incompetência, o que será ?"

Este seu paragrafo diz tudo.

J.S. Teixeira disse...

Por amor de Deus...falam a sério quando criticam estes passeios ribeirinhos?

A maior parte deste troço já tinha sido inaugurado há ANOS! Só a pequena parte que está em frente à Quinta da Fidalga está agora em fase de acabamento.

É ridículo dizerem que estes passeios afastam as pessoas do rio porque nunca se viu tanta gente, como agora, a passear e fazer caminhadas junto ao rio. Faça o troço a pé a partir das 18h e até às 21h e encontrará centenas de pessoas a caminhar e a correr, aumentando a qualidade de vida das pessoas. Quer melhor ligação ao rio? As pessoas deixaram de olhar para o rio como um lugar sujo e mal-cheiroso para o verem como um lugar onde se pode levar a família para passear.

Eu já sei que dizer mal, apenas por dizer, é hábito aquilo no A-sul, mas este artigo é simplesmente ridículo.

Tenho dito.

Leal Neto disse...

O pontinho no seu melhor!

Ó pontinho, tú tens uma vida mesmo triste. És definitivamente do contra. Nada de agrada.

Porque não vais morrer longe? A tua agonia começa a suscitar muita e muita pena ao "ponto" de ter dó de ti.

Grande fardo que tu carregas homenzinho velhote!

Anónimo disse...

quanto a mim, para além de outras questões há uma que me está a preocupar.
Tem origem nas parcerias, e no "negociar" obras que deveria fazer( e para a qual recebeu dinheiro dos munícipes), com qualquer dos patos bravos a que se deixou enredar.
As obras são feitas por terceiros, que optam pelas soluções mais baratas, e que no caso do passeio ribeirinho estão a hipotecar, a nevagabilidade da baía.
O enrocamento(pedras que delimitam terra/mar), foram feitas sem colocação de redes( que seguram as pedras), como por exemplo estão nos troços antigos entre a Arrentela e a Ponte da Fraternidade.
As lamas do leito da baía, actuam como cimento, já que as areias são grossas e sem lamas não conseguiriam sustentar a erosão das margens.
O enrocamento solto, desprende-se fácilmente e escorrega pelas lamas, como se poderá fácilmente vereficar na baixa mar, e estão a construir uma cerca de ARAME FARPADO, ao redor da baía, que impossibilita cada vez mais os barcos de se aproximarem das margens, e hipoteca práticamente a sua utilização para a prática desportiva e turistica.
Como sempre, querem encher-nos hoje o olho, mas o preço destas "engenharias" é o POVO que as paga e vai ter de as pagar muito caro!
Desculpem lá, qualquer coisinha mas escrevi isto à pressa, não tenho avenças da CMS.

ex-militante disse...

Quem fez o paredão do Seixal não sabia o que estava a fazer. É bonitinho mas não chega:

- Não há ciclovias que levem as pessoas até lá

- Há uma degradação visível nos troços inaugurados antes das outras eleições.

- Não há uma separação de espaços entre os ciclistas e os carrinhos de bébés, os mais idosos, os peões em geral.

- Se aquilo é ciclovia, vou alí e venho, é como o Bocage , De onde vem, para onde vai?

- As rochas soltas impedem a prática náutica , a menos que se queiram destruír as embarcações.

- E passeios em pinhais ? e passeios em zonas florestais ? e as praias do Seixal limpas e equipadas como os concelhos vizinhos ?e as cicllovias que nos levem até aos barcos para Lisboa ?

Quando se fazem obras à pressa, negociadas como contrapartidas, feitas pelo promotor da urbanização que querem vender, é o que dá . Nunca se fazem as coisas como deve ser e é pena.

Joaquina Miranda disse...

As pessoas querem é passeios onde possam andar junto às suas casas e não terem que se deslocar de carro até ao rio para respirar o cheiro a esgoto.

Vitor disse...

Queriam uma marina não era? Para quem tem barcos, lá os por. Ficam fud****...lixados, porque a câmara fez uma obra de que todos podem desfrutar, e não apenas uma elite.

Pois é. Compreendemos bem as vossas críticas. Devem ser uns gordos anafados que nem o cu conseguem mexer para saírem de casa e irem passear na frente ribeirinha.

Sabem que mais...azar o vosso. A população do Seixal adora este espaço e isso vê-se pelas centenas de pessoas que por lá passam todos os dias. Sobre isto nada poderão dizer.

Vocês têm dor de cotovelo e inveja.

Anónimo disse...

Oh ex-militante, queres passear no pinhal, vai passear para o pinhal de Coina. Ouvi dizer que és cliente habitual e tens lá conta na nº6.

Nº6 disse...

Vitó aparêça lá nô pinhal, sinto falta de vôcê ainda bem que falô em mim, a traveca nº6 e a recomendô nesse bloguí qui é visto por tanta genti. Tenho sôdadji de você Vitó.

Anónimo disse...

O Sr. "Vitor" tem nível, muito nível mesmo , no meu caso não queria uma marina , nem meia dúzia como promete o senhor presidente da Câmara. Queria era ciclovias onde o senhor Vitor e todos nós e os nossos filhos pudessemos circular em segurança. O dinheiro que se gastou e gastará na manutenção daquele relvado dava para fazer muitos quilómetros de ciclovia, incluindo em volta da Baía.
Esta obra é de um Kitsh digno da falta de visão de quem decide , ou foi o Grupo A.Silva & Silva que pagou e construíu ?

Anónimo disse...

Contráriamente ao Ponto Verde eu defendo a construção desses passeios, sabem o que isso demonstra, que a Câmara depois não limpa os espaçops em volta . Que a Câmara podia aproveitar as nargens do Tejo de outra forma e não no abandono a que as tem votado, demonstraa também que só quando começaram a fazer prédios de luxo quase em cima do rio se preocuparam em tratar da "paisagem" . demonstra também que o rio está muito poluído. O que andaram a fazer nos outros 30 anos antes ? Os que aqui habitavam antes dos senhores da Quinta do Outeiro não mereciam passeios ribeirinhos ?

Kapa 1 disse...

Sou praticante de canoagem, subscrevo o que aqui está escrito. Não quero marinas, mas também não quero que destruam as praias de areia que existem ainda na baía para fazerem paredões de pedras que se soltam e são um perigo.

É um dinheiro desperdiçado.

Gostava era ír de Vale de Gato até ao rio de bicicleta em ciclovia e isso continuo sem poder fazer, apesar das promessas de quem está na câmara.

Gostava tanbém de ter passeios onde me pudesse deslocar com o carrinho de bébé do meu filho e isso também não tenho.

Também não tenho carro , para pôr o carrinho de bébé lá dentro, para depois ir passear o meu filho para o paredão do Seixal.

Anónimo disse...

Para que serve uma obra daquelas para passear a pé e de bicicleta, se lá temos de chegar de carro e levar a bicicleta em cima ?

Amigos de Amélio disse...

OBRA EM EXECUÇÃO

PARA FINS ELEITORAIS

Está tudo dito . Calem-se Teixeiras e quejandos,. Está tudo dito.

Vocês dizem que os blogues que não alinham com o PCP só dizem mal, mas os vossos blogues a dizer bem das maravilhas CDU não têm nem matéria para elogiar , nem uma semana.

Vitor disse...

Amigos de Amélio, os "quejandos" vão-se calar e é porque tu queres... Já estás em horário de almoço ai na CMS? Então vê lá se cospes no prato em que comes. Infelizmente há pessoas como tu, que se não fosse a câmara municipal estavam na miséria com casas hipotecadas, dívidas aos bancos e no desemprego. Porque no privado dão direito a despedimento imediato com justa causa e ainda se habilitavam a um processo crime por fraude. Pensas que não sabemos quem és? Estás muito enganado. Só porque mudas de nome em cada comentário continuas a ser o mesmo cepo decrépito de sempre. Peço desculpa aos cepos e aos decrépitos pela comparação com tal pessoa.

Funcionário Camarário Livre disse...

O Vitor está enganado, quem me paga não é o PCP, a CDU, ou a Câmara do seixal, quem me paga, eu que agora ponho este comentário e não nenhum os anteriores são os contribuintes portugueses e os desmandos dos eleitos CDU com o seu desperdicio e preocupação em se alimentar e ao partido têm que ser denunciados.

Anónimo disse...

Esta noticia do PUBLICO ;

«A Falta de verificação dos trabalhos a mais nas empreitadas. Ausência de verificação dos termos em que os contratos públicos são celebrados. Falta de controlo sobre conflitos de interesses e favoritismos. Ausência de sensibilização dos funcionários públicos para a intolerância face a casos de corrupção. São algumas das falhas detectadas pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) na actuação dos organismos públicos. E representam “riscos elevados de corrupção”.»

Lembrou-me as contratações na Câmara do Seixal e derrapagens como as dos novos Paços do Concelho , nomeadamente o Big Brother de video e um Parque de Estacionamento que não estava projectado.

Anónimo disse...

Sim o Ponto Verde tem razão... e o Daniel reforçou e bem...

"Curiosamente, ao orientar o olhar dos cidadãos para o rio, os autarcas mostram a única superfície que , como o Céu , não puderam alterar , se isto não é demonstrativo da sua incompetência, o que será ?"

Num concelho enorme como o Seixal... a única coisa que tem para oferecer é a baía...

Tão comunistas que somos... mas no então sabemos bem as lamentações que a população doutras freguesias do Seixal fazem, por não ter algo idêntico à qualidade da Baía... com todas as mariquices...

Façam um investimento idêntico ao que se gastou na Baía, em Fernão Ferro ou Corroios, por exemplo... dar uma Zona Verde enorme a essas populações já que não têm uma baía...

Vejam o que aconteceu na Quinta do Conde, quando recuperaram uns terrenos abandonados, junto à N10 e ao Lidl, Modelo e Pingo Doce...

Se o Seixal não tem Matas para oferecer à população, porque destruiu tudo para fazer urbanizações incompletas... então que ao menos faça Zonas Verdes enormes... e dê qualidade de vida aos restantes lugares das freguesias do Seixal... É só alguns munícipes que têm esse privilégio de ter a 5 passos de casa algo, o restante concelho se quer anda Km para usufruir de algo com a suas família...

Vejamos de Matas o que temos... Em Almada temos a Mata dos Medos, que também é Reserva Botânica (porque em Almada e Seixal não há mais nada parecido com aquelas árvores, arbustos, etc...), no Barreiro temos a Mata da Machada, na Arrábida temos vários núcleos interessantes, alguns até com estatuto de reserva integral (ou seja ninguém entra lá... somente com autorização e a maioria é para estudos científicos), como a Mata do Solitário, em Alcácer a Mata de Valverde...

E então e o Seixal?!?!?! O que ele tem de Matas? Nem uma....

Ali em Corroios na Quinta da Niza... que mesmo sendo uma zona verde natural minúscula rodeada pelos prédios, tem aqueles sobreiros magníficos já raros e sem dúvida uma espécie em vias de extinção no concelho, com um curso de água a necessitar de correcções nos taludes, com esgotos que enchem no inverno e largam papel higiénico e mais qualquer coisa, pelas tampas... Sim pelas tampas... com um circuito de manutenção totalmente escavacado... e estamos nisto...

As cores do Seixal são o cinzento de betão e o negro de asfalto... O Seixal tem estas cores... é uma terra triste, e como não tem verde... vai desviando as atenções para o azul que por vezes também é castanho...

Esteve muito bem nessa frase, realmente disse tudo...

Parabéns Ponto Verde

Anónimo disse...

Desculpem lá todos os anónimos e semi anónimos, mas quando é que vão discutir ideias e opiniões e deixar de ameaçar com cenas do estilo, já estás a trabalhar... e sabemos quem tu és..."dr" porque se pode aceder a um pc e escrever num blogue durante um qualquer suposto horário de trabalho... e cenas do tipo!

Vamos a discutir ideias e convicções mas com civilidade e liberade que, como sabem, começa a do outro onde a nossa acaba!

Parecem putos ameaçar que vão fazer queixinhas aos papás!

HSerejo

Anónimo disse...

Se calhar o Alberto João Jardim tem alguma razão, quando diz o que diz...

Anónimo disse...

No outro dia falava-se da zona do Parque Verde... o parque de campismo, zona que arde todos os anos, por urbanizar há décadas...

Pois bem...

Já começou a arder...

http://www.prociv.pt/CNOS/Pages/ListaFogos.aspx

Anónimo disse...

Arde neste momento mais um fogo no Seixal, na zona da Flor da Mata. O fogo está a ser combatido com o recurso a meios aéreos.

Anónimo disse...

Mas será que todos os anos a Flor da Mata tem de arder???

Isto é absolutamente surreal. Sempre na mesma área... mas não era suposto as autarquias terem aqui algum trabalho de prevenção?

Sinceramente não se percebe como é que isto ocorre todos os anos na mesma área. A câmara deveria desde já declarar a zona como não urbanizável e ponto final!

Anónimo disse...

Relativamente ao passeio ribeirinho dizer apenas que foi uma boa obra porquanto é um espaço agradável e de utilização pública que serve os habitantes do concelho.
Vergonhoso é, que a obra tenha sido iniciada há quatro anos aquando das eleições, não completada, posta em suspenso durante estes quatro anos para vir agora a ser concluída bem a tempo de mostrar obra para as eleições. Acresce ainda que, e porque há mais eleições daqui a quatro anos, que ainda não é desta que a mesma se conclui porquanto ficarão a faltar as obras de beneficiação da ponte da fraternidade, a ligação da ciclovia do núcleo urbano da Amora com o núcleo da Arrentela, para não falar da necessidade de existência de acessos em condições a esta área de lazer. As vias que circundam a baia são intensivamente utilizadas por automóveis e 90% das zonas de atravessamento são mal sinalizadas e são-no apenas com passadeiras o que, dado o respeito que todos nós portugueses nutrimos pelo peão quando nos sentamos ao volante é meio caminho para que as coisas aconteçam.

Sugestão para a CMS. Concluam esta porra sem olhar a prazos eleitorais e melhorem a segurança no atravessamento das vias. Pouco a pouco as coisas fazem-se e esta politica de tudo fazer apenas quando há eleições é comum a todos os partidos o que não abona muito a favor a quem se augura "diferente".

Anónimo disse...

O amigo que diz que o fogo é na Flor da Mata tem de abrir os olhos...

Da Flor da Mata ao parque de campismo do Pinhal do General... vai lá vai...


http://aeiou.visao.pt/incendios-tres-fogos-por-circunscrever-um-ameaca-residencias-no-seixal=f516902

TSF disse...

Notícia TSF

Mais de 200 bombeiros combatem, esta sexta-feira, um incêndio em floresta em Fernão Ferro, no Seixal, junto à panificadora Pavil. À TSF, o comandante António Gualdino disse que o vento está a dificultar o trabalho dos bombeiros.

De acordo com informações da Autoridade Nacional da Protecção Civil, na sua página oficial, 210 bombeiros combatem o fogo, apoiados por 63 viaturas e um helicóptero.

O incêndio em floresta teve início por volta das 16:30.

Entretanto, por volta das 20:00 horas, António Gualdino, comandante do centro distrital de operações de socorro de Setúbal, disse que o fogo de grande dimensão já não está a ameaçar casas.

No entanto, há uma frente que ainda lavra com «alguma intensidade», adiantou, acrescentando que o trabalho dos bombeiros está a ser dificultado pelo vento e pela falta de limpeza da floresta.

João Carlos disse...

As minhas desculpas por ter induzido em erro os vossos leitores, o Fogo não foi na Flor da Mata , mas um pouco mais à frente em Fernão Ferro .Do local onde me encontrava parecia mais perto do que realmente era. No entanto foi um fogo de grandes proporções, combatido com um meio aéreo como referi às 5.54 . Revelou-se também o problema da manutenção das àreas florestais, a sua limpeza, bem como das bermas das estradas.

Anónimo disse...

E o Presidente da CMSeixal esteve no local? Normalmente em Incêndios de grandes proporções costuma aparecer o presidente da câmara... nas notícias não se viu nada...

Ou só aparece em cerimónias para cortar a fita, para ficar bonito no boletim municipal...

O parque de campismo foi evacuado pelo o que disseram a notícias da SIC e da TVI... as casas estiveran em perigo... e o Presidente da CMSeixal onde andava? A olhar para a Baia do Seixal?

Era interessante saber, o que realmente se passa administrativamente neste local que há pelo menos 15-20anos está no estado em que está, que eu me lembre... ruas definidas, passeios, esgotos, candeeiros…

Porque não se pega nesta zona e se reabilita construindo um grande e verdadeiro Parque Verde...

Sim porque o parque de campismo do Pinhal do General, de verde já não tem nada... do Google Earth parece que estamos a olhar para a freguesia toda de Fernão Ferro numa escala muito menor... já nem árvores tem… é o reflexo do concelho num peqeuno parque de campismo...

Voltando a esta zona que ardeu... e não sabendo ainda como actuaram os serviços municipais mediante esta situação de incêndio florestal...


Fica os Decretos-Leis que definem as competências duma Câmara Municipal em relação aos Fogos Florestais:

Decreto-Lei que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios
http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/dudf/legislacao/decreto-lei-no-124-2006-de-28-de-junho

E a sua actualização em 2009:
http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/dudf/Resource/ficheiros/legislacao/DFCI-DL17-2009-01-14.pdf

J.S. Teixeira disse...

Parabéns aos Bombeiros Voluntários dos Concelhos de Seixal e Sesimbra pelo óptimo trabalho que fizeram.

Já agora. O presidente da câmara esteve lá sim.

Anónimo disse...

Ontem foram entregues as listas da CDU à autarquia do Seixal. Vários dos seus elementos não são
elegiveis. Mas mesmo assim fico estupefacta ao ver que o Dr. Pedro Mogárrio (sócio do Dr. Paulo Silva) concorre à Junta de Freguesia de Amora. A razão é simples. Porque tem um contrato com a Câmara!!! E tendo um contrato com a Câmara não pode ser candidato.
E o cabeça de lista à freguesia do Seixal que é adjunto de um Vereador !!! E o Sr José Oliveira que é adjunto de um vereador!! Mas não fica por aqui!!!
Mas o mais caricato é que os cabeças de list a à assembleia municipal e à camara têm vinculo directo
ou/e indirecto ao municipio. O Dr. Judas é funcionário da Cãmara e o Sr. Alfredo Monteiro é Presidente
do Conselho de Administração da CDR, que por mero acaso, é onde a Câmara do Seixal é acionista maioritária e credora porque emprestou dinheiro...

N ão sei onde anda a oposição!!! Porque não impugnam as listas? Os famosos juristas do PS e do PSD o que
andam a fazer? Férias? Demasiada actividade politico-partidária devido à elaboração e entrega das listas para as autárquicas na segunda-feira???? Não.....
Possivelmente estarão a dar pareceres e a cobrar os respectivos honorários às empresas que constroem no concelho e são propriedade de gente do PS e do PSD.