sexta-feira, janeiro 23, 2009

OS IMPRESCINDIVEIS INTERESSES --------------- ( PUBLICOS ? )


A história é conhecida , estávamos em 2005, em vésperas de eleições autárquicas e em resposta a um corte ilegal de sobreiros na Quinta da Princesa , o Ministério da Agricultura fazia cumprir a lei decretando a proíbição de construção no local, de um Hipermercado Carrefour que incluía contrapartidas de construção de vias de comunicação, algumas das quais ,como o nó desnivelado da Cruz de Pau foram mesmo executadas ao abrigo dessas contrapartidas então goradas.

Gorada também estava a conclusão da alternativa à EN 10, desde o viaduto de Corroios , este, concluído durante os primeiros meses de 2006, apresentado como bandeira propagandistica como investimento da CMS em novas acessibilidades , mas abandonado desde então .

Surgem agora, novos desenvolvimentos e um verdadeiro bónus para o PCP em pleno ano de eleições, com eles , o levantamento , passados quatro anos, de uma sanção prevista para vinte e cinco ... por via do desrespeito de legislação ambiental !

Passo agora a citar o despacho da agência LUSA:

« A Câmara Municipal do Seixal pretende executar a obra de implementação da via alternativa à EN 10 e seu nó de ligação à EN 10, tendo solicitado para o efeito o abate de 101 sobreiros adultos e de 124 sobreiros jovens numa área de 2,5 hectares de povoamento nas freguesias de Amora e Corroios.

Em Diário da República, o Governo referiu o interesse público, económico e social do empreendimento, as melhorias das condições de transporte e segurança de pessoas e bens, bem como o projecto de compensação na qual se prevê uma arborização de 5,8 hectares.

O despacho lembra também que os proprietários autorizaram a autarquia a proceder ao corte dos sobreiros, refere que não existem alternativas válidas para a sua localização e lembra que não existe incompatibilidade com o uso do solo previsto no Plano Director Municipal.

“Assim, face ao acima exposto, encontrando-se reunidas as condições estabelecidas no n.º 3 do artigo 6.º do Decreto -Lei n.º 169/2001, de 25 de Maio, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto -Lei n.º 155/2004, de 30 de Junho, declara-se a imprescindível utilidade pública deste empreendimento”, concluiu o despacho publicado na terça-feira em Diário da República. »

Entretanto outras questões ficam por responder, fique atento !

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"ECO" - INCOERÊNCIA



"ECO"- PARVOICE


Numa ex-rotunda perto de si!

Hoje 16h, Frente ao Frei Luiz de Sousa já sabe !

Não deixe que façam de si carneirol !

Mais em GAIA (clique)

22 comentários:

Anónimo disse...

Chiça,

o autor do A-sul já confunde coerência com incoerência.

Se fores coerente com o que fizeste, és TERRORISTA

Se fores incoerente, és também TERRORISTA

Só ele, mais todos os jotas deste infeliz país, é que percebem de ambiente:
- eles defendem a construção de hipermercados
- eles defendem a multiplicação de estradas
- eles defendem os carros
- eles criticam as zonas pedonais

et, etc

São os eco-incoerentes.
Falam de ambiente mas praticam a poluição (automóvel, e outras, como a poluição mental).

São uns tristes

Anónimo disse...

HOJE!

ALUNOS , EX. ALUNOS, PAIS , ALMADENSES !

VAMOS ESTAR PRESENTES 16h CONTRA MAIS ESTA TENTATIVA DE EXTREMISTAS PARA FECHAR O FREI!

PASSEM A MENSAGEM POR MAIL , SMS ...

Anónimo disse...

Arruaceiros, caceteiros, jagunços, mercenários, trauliteiros, e todos quantos «amam» o ambiente, a qualidade de vida e a natureza, como o blogue «ambientalista» A-Sul,

apareçam em ALMADA

para defendermos os pópós

Anónimo disse...

Graças ao a-sul sabemos com quem estamos a lidar e porque razão não há criticas contra os criadores mas sim contra cidadãos que utilizam uma perrogativa que a lei - que eles não fizeram -lhes permite.
Vou tentar avisar toda a gente e estar também presente.

Anónimo disse...

O caso aqui trazido dos sobreiros do Seixal mostra a subserviência do PS ao PCP na Margem Sul e que o PS faz tábua raza das leis e compromissos ambientais conforme a noticia do dia sobre o Freeport.
Sobre caso dos hippies quero dizer outra coisa. Se são residentes no Centro de Almada como dizem, então são uns meninos riquinhos ou que vivem em casa dos papás também riquinhos, é que só privilegiados se mantêm no Centro, bonitinho e com transportes.
A maioria dos Almadenses tem sido afastado para a periferia do concelho e para concelhos limítrofes e sem trnsportes , pois que é aí e só aí que tem dinheiro para comprar casa, e logo ficam dependentes do automóvel que incomoda os meninos ricos armados em hippies do Centro de Almada claro está.

Anónimo disse...

É mesmo isso , meninos ricos que querem o centro da cidade só para elas brincarem ao Hare krishna armados em inocentes não violência, enquanto provocam a policia para depois se armarem em vítimas.

Anónimo disse...

Parece que isto está a fugir ao controlo dos contra-agitadores.

Se inicialmente era notório que se queria instrumentalizar o protesto e direccioná-lo contra a Câmara, agora, os incautos defensores da violência polícial e do automóvel, vão fazer um servicinho à Câmara com um contra-protesto convocado por SMS.

E já repararam como parecem conservadores e reaccionários quando falam dos "hippies", da mesma forma que se referia a eles, assutada, a geração anterior?

Anónimo disse...

Estes jovens nem sabem ler , mas podem recorrer ás novas oportunidades e já agora tomar um banhinho.
O corte dos sobreiros do Seixal para mais uma urbanização como o a-sul mais uma vez denuncia tal como outras questões ambientalmente importantes para a Margem Sul, não comove nem interessa os Verde Eufémia só não querem ser incomodados no centro da "sua" cidade por forasteiros vindos de fora.

Anónimo disse...

O mescalero faz a festa, atira os foguetes,apanha as canas , inventa uma história (será que se convence também que é verdde) e depois pensa que a malta vai atrás, chavalo, atina lá que a malta tem direito a ter as suas ideias, o Fascismo já acabou chavalo, atina meu, e já agora leva umas maçarocas transgénicas para a malta fumar umas barbas de milho, vocês estão habituados a isso lá em Curral de Moinas, mas a malta dos carros não!

Anónimo disse...

HOJE!

ALUNOS , EX. ALUNOS, PAIS , ALMADENSES !

VAMOS ESTAR PRESENTES 16h CONTRA MAIS ESTA TENTATIVA DE EXTREMISTAS PARA FECHAR O FREI!

PASSEM A MENSAGEM POR MAIL , SMS ...

Anónimo disse...

A extrema esquerda e o PCP têm estado apostados em desestabilizar a escola pública, dizem eles que e para a salvar. Agora aproveitam para acabar com o ensino privado que tem o descaramento de existir e funcionar imune ás greves e ás guerras dos profs, no centro de Almada. É isto que está em causa, não o admitiremos.

Anónimo disse...

Posso não estar de acordo com tudo o que os promotores da demonstração dizem e fazem, mas uma coisa estou certo, é de que a zona pedonal de Almada é uma grande treta, é aliás como alguém já lhe chamou "a zona pedonal com mais carros do mundo".
Quando se quer ser chique e ser politicamente correcto no que respeita ao ambiente, como a CMA o quer , então não chamen zona pedonal a umas avenidas com mais carros e autocarros do que a maioria das ruas deste país.
Se é para ser pedonal, então que o seja...assim não, é um embuste feito aos cidadãos de Almada, que o único erro que fizeram foi terem permitido que uma meia dúzia de politicos de outras terras viessem para cá tratar do seu tachinho.

Ponto Verde disse...

Mais que uma zona pedonal , que o não é, é sim uma zona de acesso viário condicionado -e é esta a única forma de existir, a menos que queiram gangrenar a cidade - é também além de uma fraude responsabilidade da CMA ( e que os manifestantes querem perpetuar e branquear) uma armadilha de má fé, veja-se a indicação do limite develocidae de 10 Km , posto a 10 cm do solo e com um sinal que pelo seu tamanho reduzido não é visível para quem conduz.

Há também má fé na não criação de passadeiras em número suficiente (como é uma "zona pedonal" acham dispensável, e também há má fé na ausëncia de sinalização em toda aquela zona ou de informações de como estar naquele espaço.

É inadmissível a forma como os utentes dos autocarros esperam, sem nenhumas condições, como os autocarros parados nas paragens bloqueiam o resto do tráfego, incluindo veículos de assistência.

Ou como a passagem de um metro rápido à superfície constitui um perigo para os peões em todo o seu percurso.

Pena que nada disto comova ou mobilize o Grupo Verde Eufémia tal como outras questões ambientais graves que há anos denunciamos.

Anónimo disse...

Agitadores ameaçam PSP :

"Soube agora mesmo que os organizadores desta acção vão ter câmaras de vídeo. Outras pessoas vão estar em varandas a filmar. Desta vez a PSP tem de ficar quietinha ou então fará triste figura no jornal da noite de um dos canais que está pronto a divulgar as imagens."

Anónimo disse...

O comentário anterior é elucidativo, este grupo busca a confrontação para depois se vitimizarem e pôrem em causa a intervenção das forças policiais , no primeiro video Mario Crespo desmonta genialmente esta táctica.
Na semana passada intimidaram pais e alunos do Externato frei Luis de Sousa que teve de fechar os portões depois quando a PSP interviu , armaram-se em vitimas da "força" policial.

Anónimo disse...

só neste país, uma simples manifestação pacifica, um acto de livre expressão, transformar-se num acto reaccionário????

concordo por inteiro que isto se tornou num assunto politiqueiro e nada mais. isto só denota algo, que há pessoas que não sabem viver em democracia, e muito menos o que isso significa…

eu estive a ver uma historia qualquer nos comentarios sobre um contra movimento via sms…. soa-me que a coisa vai descambar.

esperemos que não…

Anónimo disse...

HOJE!

ALUNOS , EX. ALUNOS, PAIS , ALMADENSES !

VAMOS ESTAR PRESENTES 16h CONTRA MAIS ESTA TENTATIVA DE EXTREMISTAS PARA FECHAR O FREI!

PASSEM A MENSAGEM POR MAIL , SMS ...

Anónimo disse...

A este Sr. que solo lee literalmente las noticias del periódico EL PAIS, le tengo que decir como español que soy que nada es comparable con la aberración que se ha realizado en Almada.

Este Sr, tiene que saber que jamas en España se ha peatonalizado un eje central en ninguna ciuadad, imagínese que en Madrid se hace peatonal el eje Paseo de las Delicias - Paseo del Prado - Paseo de Colón - Paseo de la Castellana, que cruzan la ciudad de sur a Norte, o en Barcelona la Diagonal, o en Zaragoza el Paseo de la Independecia o en Sevilla La Helíopolis, etc, etc

Así, las calles peatonales siempre son las adyaccentes y no las principales y cuando son ~PEATONALES son SOLAMENTE para PEATONES.

Cuando se procede a peatonalizar una calle, lo primero que se realiza son los aparcamientos alrededor de estas zonas para los transeuntes y los ayuntamientos habilitan viejos almacenes, edificios y otros para los residentes que después alquilan a éstos a precios reducidísimos.

Por otra parte a la misma vez se aprovecha para colocar los carriles para bicicletas, tanto es así que los ayuntamientos de Sevilla, Barcelona, Zaragoza y otras ciudades ya han colocado un servicio muy extenso de bicicletas de Alquiler con un gran éxito.

Comentaremos que siempre, siempre, siempre el metro en España en zonas centrales es subterráneo.

También resaltaremos que todos los transportes están unificados y que un solo billete sirve para todos pudiendo realizar transbordos sin coste añadido.

Añadir que los paseos son confortables con una calzada lisa en la que da placer caminar, los pasos de peatones están bién señalizados.

Veamos un ejemplo: La calle Serrano,calle muy comercial, en Madrid en estos momentos está a ser remodelada (nunca peatonalizada ya que es un eje muy importante de la ciudad ) lo que están haciendo es alargar los paseos para inserir el carril bici, ademas de actualizarla y embellecerla. En primer lugar lo que han habilitado son los aparcamientos en los cuales las tres primeras plantas se han reservado para las personas que van a relizar compras, com precios bajos y las restantes plantas hasta 5 o 6 son para los residentes. Las obras se están realizando a trozos para incomodar lo menos posible a los ciudadanos y sobre todo al comercio. Mientras tanto se aprovecha para restaurar los edificios con subvenciones que da el ayuntamiento.

Por qué las ciudades están vivas en España? pués por todo lo anteriormente citado que conlleva que las tiendas de marcas áncora se instalen en los centros de las ciudades lo que crea un comercio muy vivo alrededor.

Veasé, que las principales tiendas y mas grandes de buenas marcas, siempre están en la calle.

Por otra parte una gran preocupación hoy en día es que los jóvenes vuevan al centro de las ciudades y lo consiguen mediante edificios rehabilitados con subvenciones de los ayuntamientos y otras medidas que estos ofrecen a la juventud.

Por todo esto que aqui relato las cosas son muy diferentes. Yo me pregunto que al contrario de lo que sucede en España, que pasó para que en la avenida de Almada cerrara Máximo Dutti, Benetton, Levi´s y otras?

La gran pena que tengo es el no poder publicar en este blogg una fotografía de una de las calles comerciales mas antiguas de Málaga para que ustedes viesen lo que es una calle peatonalizada y embellecida.

Un abrazo a tod@s ustedes.

Anónimo disse...

Caro Sr.

Respondo-lhe porque, contrariamente aos comentários ignorantes neste blog, pelo menos você sabe argumentar com alguma coerência.

Comentaremos que siempre, siempre, siempre el metro en España en zonas centrales es subterráneo.

O electrico de Bilbao é à superfície e as estações de Atxuri, Ribera e Arriaga estão bem no centro da cidade. Arriaga está localizada a 2 minutos a pé da catedral!

Em Tenerife o Metro de superfície atravessa o centro e as estações de Weyler e Teatro Guimerá estão bem no centro da cidade.


Em Sevilla passa mesmo ao lado da Catedral!!.

Ao longo da Av da Constituicion mesmo ao lado do Ayutamento.

...à superfície numa Avenida com quase 1 km pedonalisada. Até se chama
MetroCentro.

Em Valencia passa na Pont de Fusta a 5 minutos a pé da Catedral.

Mais...Vigo, San Sebastian, Vitoria, Saragoça, Granada estão a planear e construir linhas semelhantes a Almada de superfície e a passar pelo centro!

E ficamos por Espanha porque os exemplos são às dezenas em toda a Europa.


Así, las calles peatonales siempre son las adyaccentes y no las principales y cuando son ~PEATONALES son SOLAMENTE para PEATONES.

Isto é um disparate tão grande que nem me darei ao trabalho de provar. TODAS as zonas pedonais de Espanha e no mundo dão acesso a cargas e descargas e a garagens no seu interior.

Já deve ter saído do seu país há muito tempo. Como Almadense desejo-lhe as boas vindas a Almada e desejo também que ajude a construir e não a criticar com desinformação!

Um abraço de volta...

Anónimo disse...

Basta irem ao Porto, já foram ao Porto ?
É um erro o Metro passar a céu aberto no centro de Almada sobretudo numa "zona pedonal" é um erro terem feito (bem)o cruzamento o Metro em desnivelado no nó da Fomega e não o terem feito na Bento Gonçalves.

Anónimo disse...

Boa Ideia! Também o Metro do Porto passa na rua principal de Matosinhos que também é pedonal.

O que se está a passar aqui é que algumas pessoas são adversas à mudança e estão a usar a zona pedonal e o metro como arma de arremesso contra a câmara. O jovens que se manifestaram, sem se aperceberem, colocaram-se num fogo cruzado de politiquice local que não interessa a ninguém.

Os Ambientalistas de meia-tigela e outros velhos do restelo, não conseguem compreender que os Almadenses querem uma zona pedonal segura e só com cargas e descargas.

Tal como em Matosinhos e em dezenas cidades Europeias, daqui a uns meses já ninguém fala nisto.

Anónimo disse...

Caro anónimo,

En primer lugar, aclarar que cuando hablo de metro, hablo de metro y para nosotros el metro es subterráneo y el resto, los que van en la superficie, son tranvias. Las fotografías que usted muestra no son del metro, son del tranvia.

No hay que ser demasiado inteligente para imaginar que en las calles que son peatonales y por este hecho están llenas de tiendas, tiene que haber cargas y descargas, pero usted que parece que cononoce mi país mejor que yo, ha reparado cual es el horario en que se realizan las cargas y descargas? Pues le ruego que en su próximo viaje al "país hermano" se fije, estas son: por las mañanas antes de las 08:30 y por las tardes a partir de las 08:00, durante el día es prohibido.

No se si el Sr. reparó que en mi comentario dije que hay calles exclusivamente peatonales (exceptuando como he comentado anteriormente las cargas y descargas (pero con esos horarios) y otras que son semi-peatonales donde coexiste el peatón y el transporte público.

Si el Sr. quiere ver la página web del proyecto del tranvía en Zaragoza, ciudad en la que he vivido mis últimos 13 años, podrá comprobar que la catenaria no va estar suspendida en postes, si no que va a ser subterránea.

Me gustaría que el Sr. me respondiese con el corazón en la mano a una pregunta: que le parece mas bonito después de la implantación del tranvia, Almada o cualquier ciudad de las usted cita de España?

No, NO Sr. no hace mucho que no voy a España, es mas, en cuanto tengo ocasión y es muy a menudo, salgo de este agujero y me largo "hechando leches". Si me quedo por aquí también salgo de para viajar por este país que conozco de cabo a rabo y le puedo asegurar que de las peores ciudades y mas sin sentido y aberrante que conozco en Portugal es Almada (la quinta ciudad, parece mentira) para que me voy a quedar aquí si es un aburrido desierto morto y no me gusta pasar las tardes en el Forum.

Saludos.