O Texto da deputada Helóisa Apolónia, a suposta líder de um hipotético partido "VERDE", que pode aqui ler (clique) , no Setúbal na Rede é uma autêntica cascata de desresponsabilização na responsabilidade TOTAL que a força plitica a que pertence em "coligação" , a CDU, tem nos últimos trinta anos no não desenvolvimento e degradação ambiental da Margem Sul.
Aparece agora esta líder da CDU, também eleita por uma das autarquias desta banda e além disso , deputada da Nação, a defender que, a propósito do avanço do mar na Costa da Caparica, que "O que aconteceu na Costa de Caparica é o resultado das sucessivas intervenções de emergência que, ano após ano, desde 2001, o Instituto Nacional da Água (INAG) tem vindo a fazer naquele cordão dunar, com a deposição de areia aqui e ali, com a deposição de brita e pedra ali e acolá – e o resultado da falta de uma intervenção estratégica e sustentada está à vista e, uns metros mais à frente, uma outra parte da duna ameaça já degradar-se com uma maré mais alta e agressiva – terá eventualmente que esperar pela destruição para ser objecto de intervenção!!!"
Assentam depois os parágrafos seguintes, na explicação que a senhora deputada quer por parte do INAG e Ministério do Ambiente seja dada à Câmara de Almada , no tradicional folclore das comissões de acompanhamento, unidades de missão ou grupos de crise ...
Mas logo a seguir vem o mais rizivel do texto asinado pela senhora Deputada , passo a citar:
"Na Costa de Caparica há uma evidência conhecida: nos últimos 60 anos o mar retirou quase meio quilómetro de areal. Os estudos do SIAM, a propósito das consequências das alterações climáticas na nossa costa, revelam também o perigo que advém da hiper-concentração populacional no litoral, bem como da pressão que é feita sobre a nossa costa, com todos os riscos de erosão e de degradação acentuados. Não é pois por desconhecimento, ou ausência de diagnóstico, que as falhas se têm verificado. A insustentabilidade a que a nossa costa está votada deve-se à falta de vontade política de intervir e financiar o que é preciso fazer e à absoluta secundarização a que estas matérias têm sido votadas pelos sucessivos governos."
Ou seja, agora atribuí ao Governo "o perigo que advém da hiper-concentração populacional no litoral, bem como da pressão que é feita sobre a nossa costa, com todos os riscos de erosão e de degradação acentuados" , surgindo a Câmara Muncipal de Almada (desde sempre nas mãos da CDU) como uma vitima de um modelo de desenvolvimento - por si promovido e pelas restantes autarquias da Margem Sul - que reconhece agora como insustentável , e ao mesmo tempo , que reconhecendo os estudos do SIAM sobre alterações climáticas e suas consequências, desacredita o folclore que facções do seu partido de coligação (PCP) fazem nesta região (clique) (ao ridicularizarem as alterações climáticas e suas causas directas)
, mas assumida ,ao que parece, oficialmente, por via da líder de "Os Verdes" .
Terminando o artigo pela mesma via da desresponsabilização das autarquias, da seguinte forma, novamente dando ênfase à neccesidade da criação burocrática de mais uma "entidade coordenadora":
"Um país com mais de
O que diz a senhora deputada de projectos actualmente a serem promovidos por autarquias PCP/VERDES e que vão ao encontro do que a senhora deputada enumera como "causas de degradação costeira" , nomeadamente o projecto Almada Cidade da Água, Urbanização da Siderurgia, Urbanização da Quimigal, Urbanização da Quinta da Trindade, Urbanização da Baía do Seixal, alterações do PDM da Moita ???
O mais caricato é que a página onde a iustre deputada "verde" tem o seu artigo tem a publicidade a um destes projectos. Como a hipocrisia se desmonta a ela mesmo!
15 comentários:
Já viram a mais mirabolante teoria sobre alterações climáticas no blogue banheirense? Ganda banhada!!
"Um factor a ter em conta no estudo das correntes oceânicas é a morfologia oceânica. Em Portugal, e como se pode constatar na figura a margem continental entre o Alentejo e o Algarve encontra-se bastante deformada. Isto deve-se a movimentação tectónica o que é evidente na figura pela distribuição da sismicidade. Poderemos estar e estamos com toda a certeza num processo de inicio de subducção (a placa oceânica a mergulhar sob a continental). Ou seja, o Oceânica Atlântico começou a fechar.
A Geodinâmica Interna influência a Externa. A movimentação das placas tectónicas induz mudanças climáticas e esta que estamos a presenciar irá de certo influênciar a circulação das águas e a circulação do ar."
Prémio Nobel para o Cavaco da Moita Já e em força.
Triste este joão caramalho. Já agora do alto da sua sapiência o que é que são as alterações climáticas?
Resposta de Nuno Cavaco no Banhadense, perdão Banheirense ou será Bidésense?
Resposta de Nuno Cavaco que deve ser um Douto de Cátedra, por ele mesmo :
"Por último, o aquecimento global não existe. Como é que se utiliza o termo global quando regiões aquecem e outras arrefecem? Respondam-me a isto."
O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO EXISTE .
Atenção G.W.Bush , venha buscar este homem, seu fiel seguidor.
Este caramalho é uma invenção do c******... Só é pena é que a estupidez seja total... Não refuta qualquer das afirmações do Nuno Cavaco... limita-se a mandar "postas de pescada" sem qualquer conteudo... Ou seja o caramalho não passa de um sósia do ponto verde uma vez que o conteudo zero é igual.
Pois, é difícil assumir responsabilidades, principalmente quando são colectivas. Obrigada pela visita, e bom ano novo.
João Afonso disse: "Não refuta qualquer das afirmações do Nuno Cavaco... limita-se a mandar "postas de pescada" sem qualquer conteúdo...
"Poderemos estar e estamos com toda a certeza" numa situação muito comum neste blog, para a qual muito contribuem vossas excelências...
Não é bonito mandar "postas de pescada", pois não? Então aprendam a comentar um blog...
Cumprimentos e um feliz 2007 para todos.
Brilhantes postas de pescada, o problema é a pescadinha de rabo ma boca do PCP...CDU...VERDES...
Como quem quer que seja pode refutar a idiotice da teoria única de Nuno Cavaco.
E estejam Vªs Exªas descansados, ou incomodados, porque sósias de copy-paste muito ao uso de alguns blogues da região, não são própriamente a prática deste. Agradeço as Sr.Caramalho a participação.
O interessante nisto tudo é como as pessoas em total ignorância aplicam ao dióxido de carbono as culpas de tudo qualquer dia até uma pessoa que tenha perda de cabelo é culpa do CO2 é incrível o CO2 tem culpa de tudo se à uma seca a culpa é do CO2 se chove de mais lá está o CO2 a fazer das suas por favor arranjem explicações plausíveis porque algo como o CO2 querem que explique tudo mas não explica nada esta alterações sempre se deram porque o clima é totalmente autónomo, só para dar um exemplo dos fenómenos extremos em 1570 houve cheias na Europa que mataram milhares de pessoas e o interessante é que no ano seguinte o rio Reno estava seco podia-se atravessa-lo a pé (se isto ocorre-se no século 21 as pessoas entravam em pânico) mas a maior prova de que o clima é totalmente autónomo é a colonização da Gronelândia, na própria, os Vikings durante os século 10 e 11 puderam praticar a AGRICULTURA E PASTORICIA mas o clima começou a arrefecer em meados século 12 e a colónia foi por fim abandonada no século 13 pois o frio estava a chegar em força e foi isso mesmo que aconteceu até 1850 o frio não deu tréguas ao Hemisfério Norte agora digam-me de quem é a culpa??Do CO2 claro os cavalos e barcos tinham brutos motores e libertavam imenso dióxido de carbono as pessoas até arrotavam dióxido de carbono...A culpa destas rápidas mudanças está a cargo dos AMP (Anti-Ciclones Móveis Polares) que controlam em conjunto com as correntes marítimas e massas de ar o clima mundial existem 3 no Hemisfério Norte e 3 no Hemisfério Sul. As temperaturas dos últimos anos (de 2000 para cá) demonstram (através dos modelos mais fiáveis) que tem estado a ocorrer um arrefecimento tem-se, é em contrapartida estado a haver um alinhamento para que o arrefecimento seje mais rápido logo estão a ocorrer fenómenos extremos como vagas de calor e vagas de frio grandes tempestades o clima não se encontra bem pois aqueceu muito rapidamente á pouco tempo mas ele já se está a preparar para um arrefecimento em grande escala o dióxido de carbono não tem culpa de nada alias é ele que nos mantêm vivos neste extraordinário planeta...Se culparem o sol tudo bem se culparem os vulcões tudo bem se culparem o CO2 é que é de uma atitude mesquinha pois se o dióxido de carbono estivesse realmente a aumentar o efeito de estufa seria catastrófico do céu choveria agua quente corrosiva. Nos últimos anos tem-se assistido ao fenómeno completamente oposto, ao arrefecimento da troposfera. Seria de uma atitude bastante inteligente da parte das pessoas conseguirem separar as duas coisas que são o clima e a poluição era algo que eu próprio já tenho distinguido e que acho que toda gente deveria fazer pois clima e poluição nunca mas nunca se misturam (excepto nas chuvas acidas e grandes erupções vulcânicas).
Por favor investiguei e procurem fundamentos inteligentes válidos para provar o aquecimento global pois eu por mais que tente não consigo encontrar.
O mais caricato é que a página onde a iustre deputada "verde" tem o seu artigo tem a publicidade a um destes projectos. - pv
Caro PV,
O banner publicitário é rotativo. Você teve um "galo" desgraçado e apanhou logo um banner interessante... pena que não tivesse impresso logo a página que ia mesmo ser de chorar a rir.
É a incongruência total.
Tenho de descobrir onde raio coloquei o que ela disse na Assembleia Municipal da Moita por causa dumas coisitas ambientais cá pelo burgo. É que nem parecia a mesma coisa.
Até mais.
Não posso falar pela(s) pessoas responsável(eis) pelo blog, mas não creio que o que esteja neste em causa seja a defesa intransigente da teoria do "aquecimento global". Poder-se-á dizer que são repetidamente mencionados relatórios de entidades que poderão dar mais ênfase a esse "modelo de consequências de alterações", que sublinham uma tendência para o aquecimento, mas pessoalmente devo dizer que sendo os relatórios emitidos por entidades como a NOAA e a ONU, creio que seria uma atitude de total imodéstia não lhes dar a devida atenção. Mas mais e muito para além disso, julgo que neste blog tem-se apontado o dedo para um grande número de actividades, situações e atitudes que vão para além de modelos e previsões sobre os sentidos (aquecimento/arrefecimento vs. global/regional) que as chamadas "alterações climáticas" poderão ter e que se prendem com o desrespeito pela Natureza e a mais primária inobservância dos princípios de existência sustentada e equilibrada com um meio físico e biológico que é um recurso finito e não tem uma capacidade ilimitada de regeneração. Daí que eu julgue que será sempre interessante a leitura dos temas aquí apresentados, e muito "educativa" a leitura das reacções que suscitam. Por isso agradeço ao "ponto verde" o serviço prestado durante este ano, ao efectuar a ilustração deste triste álbum de demonstrações de irresponsabilidade que nos tornam a todos mais pobres, menos felizes e certamente menos saudáveis.
A dona Heloisa mais não faz que defender o "tacho"... mesmo que para isso, seja pouco séria, nas observações que faz.
É uma política portuguesa, concerteza!
Os factos hoje em dia apontam para causas e consequências.
Acima de tudo o que temos aqui querido despoletar é tão só o PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO , quem tão acérrimamente nos ataca tem certamente outros fins e outros comprometimentos certamente os ligados à Construção Civil na Margem Sul, para quem os projectos à beira rio serão difíceis de vender na perspectiva de uma subida do nível das àguas do Mar.
De novo citando um post anterior:
"De uma forma ou de outra, "Disfunção Climática Global" ou "Aquecimento Global" apontando já aqui para uma consequência e não só a um fenómeno, isolado ou não, entrópico ou não, parece-me sobretudo que quer uma abordagem, quer outra, são perfeitamente compagináveis com o "Principio da Precaução" - David Gee - citando este autor na entrevista dada ontem a Ricardo Garcia do PUBLICO.
"(...) se em cinquenta anos concluírmos que não há aquecimento global, mas se tivermos tomado acções para reduzir o uso de combustíveis fósseis , então teremos um novo tipo de industria, gerando muitos empregos, com maior eficiência energética, o que será maravilhoso (...)"
Um Bom Ano para todos e que estes alertas não se verifiquem são os meus votos.
Essa "senhora deputada" não estará ao serviço dos mesmos ?
Este país é mesmo um carnaval político de 365/6 dias!
Importa referir que se o Bugio desapareceu completamente neste último século, isso se deve à sucessão de barragens existente em todo o percurso do Tejo e seus afluentes. Tal e qual aconteceu com o Cabedelo na Foz do Douro, a quantidade de sedimentos chegados à Foz do Douro é cada vez menor.
Quanto ao aumento de temperatura no Globo, ele está documentado e é real. As consequências, essas sim são imprevisíveis e falar delas é um exercício de futurismo. O que sabemos é que não serão positivas.
Enviar um comentário