sexta-feira, julho 30, 2010

BRAVISSIMO


As declarações publicadas sobre o caso aqui trazido ontem, ou seja a hasta pública a que chegou parte do património do Seixal Futebol Clube devido a uma penhora , num cenário de quatro milhões de passivo, permite outras ilações , tendo em conta mais uma vez as declarações do Delfim do PCP Seixal.

O referido actual vice-presidente declarou ao semmais quase como uma estranha e contraditória fatalidade que uma das razões do desinteresse pela hasta pública seria devido à futura hipotética passagem de um troço do Metro Sul do Tejo pelo local ...
E num chute para canto rematou também com a
« construção de uma futura Cidade Desportiva...realidade que pode demorar cinco a seis anos »...

Ora então senhor vereador , o senhor não estará confuso ?


- Então essa dita "Cidade Desportiva" não é a que está prometida como contrapartida da construção do Centro de Estágios do Benfica e urbanização da Quinta da Trindade, junto ao Clube de Lisboa - canto inferior esquerdo da imagem - e não nos ectuais terrenos do Clube do Seixal ?


- Teremos uma Cidade Desportiva atravessada por um troço do Metro ?

- O Seixal vai ter mais que uma "Cidade Desportiva " e para quê ?

- E Já agora , porque mantém como Director financeiro da autarquia alguém que considera incompetente como Director Financeiro de um Clube e um dos responsáveis pela situação a que esse clube chegou ?

quinta-feira, julho 29, 2010

BRAVO !


Um clube de futebol da região - mais um - entrou numa situação financeira insustentável, de tal forma que os seu campo de jogos foi a hasta-pública , acontece que nem com essa diligência foram encontradas soluções favoráveis para o estado , uma vez que não houve interessados.

O vice presidente da autarquia em causa congratulou-se pelo facto , como se tivesse sido actor, ou tido mérito fosse no que fosse, o proóprio que foi responsãvel por ter falhado uma candidatura do seu município ao QREN.

O mesmo vice-presidente , actual vereador e futuro sucessor , declarou mesmo que a situação a que o clube havia chegado se devia , segundo as declarações do mesmo à LUSA , a : «... uma situação originada por direcções anteriores do clube que conduziram a esta situação difícil.»

Uma situação criada pois por responsáveis do dito clube devidamente conhecidos do senhor vereador-vice-sucessor ... entre estes , alguém que foi por si nomeado Director Financeiro da respectiva autarquia para gerir , com a "competência" que lhe reconhece um orçamento de cem milhões de euros !!!

Quanto a nomes : A autarquia é a do Seixal , o Clube é o Seixal Futebol Clube, o campo é o do Bravo, o Vereador-vice-sucessor é o Dr.Joaquim Santos e o homem das finanças...do clube e da autarquia o Dr.Leonardo Carvalho (sim esse ) .

A isto em futebolês chama-se marcar um golo na própria baliza , rica selecção esta do PCP Seixal...

quarta-feira, julho 28, 2010

IGNORANTES


Há anos que aqui no blogue nos batemos pela criação no Seixal de soluções que permitam a aproximação das pessoas ao rio e às suas excelentes praias .

Porquê no Seixal ? Porque é o ÚNICO municipio do estuário que tem esse património ao abandono e que é o único que ao longo dos anos tem mantida inalterável a situação apesar dos milhares de pessoas que durante o periodo de calor e sobretudo aos fins de semana enchem a península da Ponta dos Corvos.

Mas parece que esta realidade é desconhecida dos autarcas seixalenses, mais preocupados de ano, após ano prometerem , não praias para todos, mas Marinas só para alguns , tapando o Sol, não com uma peneira, mas com o passeio que "construíram" junto à Amora e ao Seixal e que supostamente é também uma ciclovia.

Só politicos muito incultos e tacanhos, os mesmos que permitem o funcionamento de uma aquacultura junto a uma ETAR e num sapal protegido, os mesmos que ignoram possuírem um riquíssimo Sítio Rede Natura 2000. os mesmos que pretendem betonizar e asfaltar o Pinhal da Flôr da Mata ... os mesmos que chamam "Parque Natural" a um jardim com a área pouco maior que a de um campo de futebol ... podem descurar ano, após ano esta realidade e assim virarem as costas aquilo que poderia ser um benefício com poucos custos para a autarquia , mas com grandes benefícios para a população.

terça-feira, julho 27, 2010

O SOL E A PRAIA SÓ PARA ALGUNS


São curiosas as desculpas por parte da Câmara do Seixal para ter as suas praias fluviais ao abandono alegando a má qualidade da água do Estuário e da "distância" entre o Sena e o Tejo.

O que é facto, é que apesar de Comunistas como a Câmara do Seixal, apesar de possuirem , quer o mesmo tipo de areais, ou de água, supostamente contaminada , as autarquias vizinhas do Seixal têm uma outra orientação de forma a criar alternativas de férias aos seus municipes, sem saír de casa , não gastando gasolina ou dinheiro em transportes, o que não deixa de ter a sua importância com os efeitos da crise e do desemprego na região.


Câmaras Comunistas como as do Barreiro, Moita e Alcochete ou a autarquia Socialista do Montijo, têm ano após ano melhorado instalações de apoio e de utilização das suas praias fluviais, criando , é claro, alternativas ao desaconselhado mergulho no Tejo - tal como fazem em Paris - instalando piscinas, ou muito simplesmente duches...

Tanto assim é que autarquias como a da Moita, fazem mesmo das suas praias cartão de visita propagandeado em primeira página no seu Boletim Municipal como a imagem demonstra ....


A grande verdade é que na Margem Sul, o Sol quando nasce não é para todos e que mais uma vez, cada um tem os políticos que merece.

- Aqui (link) as promessas da Câmara do Barreiro para captar «um milhão de banhistas por ano»

segunda-feira, julho 26, 2010

PARIS PLAGE E A PRAIA DOS TESOS




Em quatro dias e cinco noites a Câmara de Paris monta , à beira do Rio Sena, que atravessa a cidade, uma larga extensão de "praias" de areia branca, espreguiçadeiras sobre relvados impecáveis, duches, esplanadas e até piscinas onde dias antes só havia estrada e passeio.

Isto para usufruto de TODOS OS CIDADÃOS !

É um esforço que já se tornou uma tradição e que dura um mês, de 20 de Julho a 20 de Agosto, e destina-se a amenizar o Verão a quem fica na cidade ou a quem por lá passa, apesar de Paris ser dascapitais europeias com maior àreea de Parques, jardins e zonas verdes.

O contraste não pode ser mais marcante com autarquias como a do Seixal que , apesar de bafejadas pela natureza, têm as suas extensas praias de areia natural e um estuário fantástico , ao abandono, limitando-se a interditá-las a banhos...
e a prometer Marinas eleição após eleição...

Cada um tem os politicos que merece.

sexta-feira, julho 23, 2010

O MECO A NU


No passado fim de semana houve um festival de música numa herdade - Cabeço da Flauta - contígua à Lagoa de Albufeira em plena Rede Natura 2000.

Em termos ambientais é discutível, a localização escolhida pois que os impactos são assinaláveis sobretudo numa altura fulcral de nidificação das aves e de reprodução de toda a fauna que procura aquele refúgio , flamingos à parte que essa é outra história.

Mas a Câmara de Sesimbra deve ter ponderado esse assunto quando autorizou o jenro do Dr.Cavaco a montar o negócio... e quem diz a Câmara de Sesimbra, diz a Câmara do Seixal com quem deve ter montado (?) com as autoridades competentes, medidas de acompanhamento daquele evento excepcional.

Não sei se o fizeram, se a Protecção Civil daqueles dois concelhos foi accionada, etc...etc...etc...

O que foi facto ,ou pareceu , foi que ninguém programou ou organizou fosse o que fosse.

Um simples concerto de música BLOQUEOU acessos fundamentais a estes dois concelhos densamente povoados . Muitos dos que pretendiam assistir , vieram de longe , ou de mais perto nem se conseguiu aproximar, mas também o cidadão comum que ficou impedido de circular, de chegar a casa , de ir trabalhar, sim , é que há quem trabalhe aos sábados e domingos, e até precisou de se deslocar em emergência e se viu impedido pelo caos instalado !!!

O que ficou mais uma vez a descoberto foi a incapacidade de nesta região serem organizados eventos deste tipo . O que não devia ter sido surpresa pois todos conhecemos o caos que acontece a cada Festa do Avante!

O que foi publicado na imprensa e as críticas de muitos entrevistados diz tudo.
__________________________________________
ULTIMA HORA

Ontem as condições meteorológicas não eram conducentes a ignições espontâneas, mas o vento ajudava potenciais incendiários .
Não sei se foi o que aconteceu, mas não é normal tantos focos de incêndio numa mesma tarde e que obrigou os bombeiros a dispersar meios e homens, tendo mesmo de recorrer a um helicóptero.

Vejamos a descrição feita pelo Vereador Paulo Edson:

Data Hora Local Concelho Distrito Ponto Situação Tipo
22/7 15:54 JT.FERTAGUS-F. DA AMORA SEIXAL SETUBAL Dominado Inc. em Floresta
22/7 16:19 Quatro focos de incêndio distintos.
22/7 17:00 Incêndio em mato e eucalipto. Comandante das Operações de Socorro, 2º Comandante do Corpo de Bombeiros da Amora.
22/7 17:05 No Teatro de Operações encontam-se duas máquinas de rasto da Camara Municipal do Seixal.
22/7 17:13 Flanco dos Foros da Amora dominado.
22/7 17:20 Incêndio na zona do Casal do Marco dominado.
22/7 17:53 Foros da Amora dominado, Casal do Marco em rescaldo e um novo foco nascente em Pinhal dos Frades.
22/7 17:59 Incêndio dominado.

Esta gente tem de ser denunciada e levada à justiça.
- Que interesses se escondem por detrás destes actos criminosos ?

quinta-feira, julho 22, 2010

MENTIRA, NERVOSISMO E INCOERÊNCIA


As hostes blogosféricas estiveram durante a passada semana de novo exacerbadas com as acusações aqui feitas, e provadas , de desonestidade politica por parte da CDU Seixal e dos mais altos dirigentes autárquicos que como sabem são exactamente as mesmas pessoas.

Volto a sublinhar a baixa política, as tentativas de difamação , a grosseria... por parte de quem não tem argumentos e tem da coisa pública unicamente a da má gestão que dela têm feito, nos últimos trinta e cinco anos.

Agradeço a todos aqueles que na blogoesfera, e não só no a-sul , de uma forma civilizada contestaram argumentos falaciosos e pouco válidos de quem compreensivelmente "defende o seu" , mas que o faz de forma pouco cordata e sobretudo, recorrendo á mentira e à agressão verbal como forma de contrapôr o que não tem defesa possível. Um exemplo:

Na caixa de comentários de outro blogue, num post de ataque cego ao a-sul e seu autor, a uma pergunta feita pelo comentador José Pedro , se:

" E o alargamento da Ponte da Fraternidade também é mentira?"

Responde assim o contraditório Comunista :

« ... Aliás, muito pelo contrário, até porque mais uma vez esse projecto encontra-se sob a alçada das EP - Estradas de Portugal. Mais uma vez, tentar imputar à CMSx a responsabilidade do atraso da obra é matreirice e desonestidade mas não se preocupe que eu explico.

O projecto de alargamento da ponte da fraternidade está englobado numa obra muito maior que é a da ER10 que terá extensão de Corroios até ao nó do Alto do Brejo. Mais uma vez a obra está concessionada às EP sendo que o papel da CMSx é apenas de dar parecer ao nível dos corredores e traçados visto que terá melhor conhecimento acerca do tráfego e do terreno.

No seguimento desse parecer a CMSx continua à espera dos esclarecimentos por parte das EP que até ao momento não chegaram.
Isto está contratualizado e o contrato é público sendo que o desconhecimento da sua parte não é desculpa para a sua ignorância. Aliás, este e todos os outros projectos em que a CMSx está envolvida são públicos e qualquer pessoa tem acesso aos mesmos a não ser que seja preguiçosa ou mal intencionada como você é.

Aliás, só não tem conhecimento destas questões quem é mesmo ignorante, já que toda a informação acerca desta questão se encontra disponível na secção de Acessibilidades do site da Câmara que foi, de resto, o sítio de onde tirei em 5 minutos a informação que lhe estou a dar.
Assim sendo, não lhe querendo chamar mentiroso, chamo-lhe ignorante ou preguiçoso que no fundo, não é nada de novo para si. Tenho dito.»

Como a imagem acima diz mais que mil palavras , a metira está-se mesmo a ver de onde vem , e nem precisamos de ofender, ou de caricaturar...

Ou então, caso a obra não esteja publicitada como "Iniciativa Municipal" e com prazo de conclusão, por favor corrijam-me... é que há quem considere que
" tentar imputar à CMSx a responsabilidade do atraso da obra é matreirice e desonestidade" ...
_________________________________________

ULTIMA HORA

Lisboa, 22 jul (Lusa) -- Mais de 130 elementos das forças de socorro, apoiados por 38 viaturas e um helicóptero, estão a combater um incêndio em floresta na freguesia da Amora, no concelho do Seixal, que deflagrou às 15:54.

O fogo, que atinge uma quinta de eucaliptos na zona dos Foros da Amora e tem dois fogos de incêndio ativos, está já dominado, segundo a página da Internet da Protecção Civil.

O incêndio está a mobilizar 128 bombeiros, dois elementos da Força Especial de Bombeiros e dois outros elementos de funções não identificadas.

quarta-feira, julho 21, 2010

PREOCUPANTE



Este início de Verão tem sido preocupante para a segurança dos cidadãos da Península de Setúbal, parecendo estar de novo em perfeito descontrolo a sã convivência de pessoas e a garantia inabalável dos seus bens.


Têm-se multiplicado as situações de desrespeito à autoridade como são os desacatos ocorridos em Almada , no Bairro do Asilo ou de novo na BelaVista em Setúbal onde os próprios polícias são ameaçads de morte por parte de quem tem como o único objectivo o controlo do poder naquele Bairro.

Têm-se multiplicado os casos envolvendo gangues de marginais organizados, alegadamente com génese em Bairros Problemáticos da região , recordo os recentes tiroteios na Caparica ou no Seixal em plenas festas populares de S.Pedro.

Continuam as agressões no Metro Sul do Tejo com roubos , sobretudo a estudantes e inclusivé com casos de espancamento com uma violência perfeitamente desenquadrada do que era a pacatez da Margem Sul.

Não vejo no entanto por parte dos autarcas da península de Setúbal uma tomada de posição , tal como a que a autarquia de Cascais obrigou o governo a tomar, com um reforço do policiamento das zonas mais críticas.

Tal como não vejo por parte das autarquia que tomem a posição que lhes compete de garante do bem estar social no que refere a limpeza, a ordem urbana ou a limpeza de graffitis, situações que ao não acontecerem transmitem para o cidadão comum uma situação reforçada de insegurança e para os criminosos uma situação perfeita de impunidade e de controlo da situação , excepção feita à força municipal de caça à multa ao cidadão comum que é feita no concelho de Almada pela ECALMA , ou os "picas" do Metro Sul do Tejo cuja abordagem é sempre dos que aparentemente não lhes vão causar problemas, o que neste caso é compreensível por serem um dos alvos da violência no MTS .

É notório que vamos ter a breve prazo um acentuar desta situação em toda a região de Setubal, dadas as politicas sociais, urbanas e de guetização levado a cabo pelas autarquias CDU da Margem Esquerda do Tejo. Não é por acaso que os casos mais problemáticos referenciados na região de Lisboa, são precisamente nestes concelhos.

terça-feira, julho 20, 2010

A INSEMINAÇÃO DO POLVO


Só para relembrar os mais esquecidos, volto a citar excertos do livro "Foi Assim", da autoria de Zita Seabra, sobre a criação de "Os Verdes" , e as bases em que assentou o post de ontem, e assim me despeço por hoje , com trabalho, honestidade e competência :

« " O PCP ia criar um partido verde para se aliar a si próprio, o que além do mais trazia outras vantagens politicas (...) estas eram questões que mobilizavam os jovens. Por isso tinhamos que registar o nome rápidamente. Registámos a correr as duas palavras essenciais : ecologista e verde.

Controlada directamente pelo camarada Cunhal para esta tarefa de criar o Partido Ecologista «Os Verdes», meti mãos à obra. O José Casanova tratava dos aspectos logisticos (...). Pediu-se a todas as organizações distritais para procurarem camaradas firmes que se interessassem por coisas verdes, ecologia, natureza, etc. Mas que fossem firmes (...) De Setúbal veio Maria Santos, que foi depois deputada durante vários anos e que abandonou «Os Verdes» ao mesmo tempo que eu abandonava o PCP (...) .

Veio também Herculano Pombo , ligado a organizações da natureza do Norte de Portugal, que saíu com Maria Santos para o PS e foi vereador em Sintra.
Criaram-se «Os Verdes» em 1983, integrando primeiro a APU e, com a saída do MDP, a CDU. O PCP deixou de fazer coligações com o que restava do MDP, verdadeiramente em extinção, para se aliar a este novo projecto que achávamos cheio de perspectivas para o futuro. No entanto « Os Verdes» nunca conseguiram descolar desse selo inicial e nunca foram um movimento ou um partido autónomo capaz de trazer gente diferente e nova para uma aliança com o PCP, nem de enriquecer a esquerda com uma frente de causas ambientais.

O PCP tinha medo que lhe fugissem ao controlo, mas se assim não fosse nunca representariam qualquer mais valia para a esquerda portuguesa. Os Verdes portugueses em nada se comparam com os verdes alemães (...).


«Os Verdes» elegeram logo no início , dois deputados, como acontecia com o MDP, e o seu funcionário passou a ser o funcionário do grupo parlamentar . Dois era o número mínimo de deputados para terem estatuto de Grupo Parlamentar na Assembleia da República.
Uma vez que eles não tinham experiência parlamentar, fui então, além de sua controleira, co-redactora de iniciativas legislativas verdes. »

segunda-feira, julho 19, 2010

ÉDIPO NA ARRÁBIDA


Não se entendem minimamente as politicas ambientais do alegado Partido, "Os Verdes" , para além de uma anuência sistemática das posições ao seu alter ego, o PCP.

E digo que não se entendem, porque na margem sul, onde em coligação gerem quase há quarenta anos, em maioria e em coligação, a generalidade dos concelhos da Margem Sul pois o que TODOS vemos, mesmo os que pretendem vender outra imagem, é de uma confrangedora e preocupante perda de qualidade de vida, de ecossistemas e de paisagem, a cada ano que passa.

De tempos a tempos lá vem uma daquelas decisões do Ministério do Ambiente (M.A.) - afinal ele existe - em tempo de silly-season, como é o caso da aqui abordada questão da demolição da casa "de" José Magalhães na Arrábida, que saúdo...

Mas questiono a falta de senso e de coerência de tudo isto , pois que enquanto o M.A. demole , a coligação dos "VERDES" - que alarda Arrábida a Património Mundial - autoriza mais construções e urbanizaçõpes na Serra, no mesmo Parque Natural, se critica , não a SECIL, mas a queima de resíduos na SECIL -autorizados pelo M.A. - e nem sequer se fala das pedreiras ou do crescimento de Sesimbra até ao Mar...


O que não deixa de ser caricato no meio de toda esta esquizofrenia politica é que "Os Verdes" não passam de uma invenção do PCP, que segundo Zita Seabra, não passam de uma procriação assistida entre ela e o próprio ... José de Magalhães , tendo como obstetra Álvaro Cunhal ... vemos a coerência de tudo isto não vemos ?

Mas sempre não deixa de ser bom de ver que afinal sempre há Ministério do Ambiente...

sábado, julho 17, 2010

ECO SOLUÇÕES

Há formas de gastar menos gasolina, com menor peso no seu orçamento e no ambiente, se ter que gastar uma ainda pequena fortuna num híbrido ou eléctrico:

1 – Abrande ou mantenha-se no mesmo ritmo
A partir dos 60 km/h o carro a gasolina utilizada torna-se menos rentável, obrigando a um consumo cada vez maior. Tente utilizar o cruise control nas auto-estradas para manter uma velocidade constante.

2- Seja simpático no trânsito
A condução agressiva com velocidades e travagens súbitas não só é perigosa como pode consumir mais gasolina: cerca de 33% em auto-estrada e 5% na cidade.

3- Abra as janelas, mas nem sempre.
O ar condicionado pode representar uma grande percentagem da gasolina gasta. Mas quando conduz acima dos 55 km/h ligá-lo pode ser a solução mais económica. O vento que entra pelas janelas torna o carro menos aerodinâmico, o que resulta em mais consumo de combustível.

4 – Desligue o motor quando estiver parado no trânsito
Um carro parado, para além de emitir gases poluentes, consome gasolina desnecessária.

5 – Inspeccione o carro regularmente.

Alguns problemas graves, como uma deficiência no sensor de oxigénio pode reduzir o rendimento do combustível até 40%. Não se esqueça de trocar o óleo a cada 3.000 quilómetros ou 3 meses.

6- Encha os pneus
Mantenha a pressão correcta nos pneus do seu carro; se não o fizer pode diminuir a eficiência do combustível em 3,3%

7- Tire um peso de cima
O excesso de carga significa sempre mais gasolina necessária, não importa quão grande o carro possa ser.

8- Desenvolva as capacidades do motor
Use o combustível aconselhado pela marca. Verifique o manual de utilização do veículo.

9- Não se esqueça da tampa
A gasolina pode evaporar se no tanque existir uma brecha. O que é mau para os seus pulmões e para a sua carteira.

10- Junte-se às massas
Partilhe o carro ou melhor ainda, opte por meios de transporte não poluentes. Para além de poupar vai melhorar a sua saúde e ajudar o planeta.

sexta-feira, julho 16, 2010

DEMOLIÇÕES NA ARRÁBIDA


De tempos a tempos lá vamos ouvindo notícias de tímidas demolições de habitações clandestinas construídas em zona protegida, seja ela Parque Natural, Zona Costeira ... etc...

E cada vez mais pergunto se não se trata afinal de nos atirarem mais areia para os olhos, sobretudo quando continua a existiru ma aberração como a Fonte da Telha, as habitações na Ilha de Faro, Farol , Ilha da Culatra ... quase tudo grandes « conquistas de Abril» ?

Esta história da demolição da casa do ex-PCP José de Magalhães, perdão , corrijo , a casa da mulher do Secretário de Estado do PS José de Magalhães ... construída há mais de vinte anos, parece-me pouco , soa-me até a um certo aprumo revanchista aquela postura da Senhora das Dores em directo para as TêVê's .

É que enquanto esta se demole , outras nascem - como uma situação aqui denunciada no A-SUL e que chegou à Assembleia da Republica pela iniciativa do Deputado Carloto Marques - nascem verdadeiras urbanizações como a da Familia Avillez- link na Aldeia de Irmãos, em pleno coração da Serra e do Parque Natural e que teve o aval e Alvará da Câmara de Setúbal e certamente do próprio Parque Natural durante a gestão ( PCP + VERDES ) de Carlos Sousa já para não falar na urbanização vizinha...


Aplaude-se hoje a aplicação da lei, embora não se percebam quais os critérios, quais as razões que permitem a continuação e expanção das pedreiras , a continuidade da SECIL ou a autorização da construção para alguns quando arrasam outros... enfim , mistérios ... de um Parque Natural candidato a Património Natural da Humanidade e de uma Autarquia CDU.

quinta-feira, julho 15, 2010

OS MENTIROSOS QUE DE NÓS SE GOVERNAM 4








Nos últimos dias três exemplos de promessas não cumpridas pela CDU Seixal, só nas últimas eleições.

Não admira, para uma coligação constituída e gerada sob o signo da fraude, pois , enquanto consta como sendo uma coligação entre um Partido Comunista e um Partido Ecologista ... de facto mais não é que uma hidra de duas cabeças ...

Onde está a protecção ambiental no Seixal, em Almada , no Barreiro, na Moita, em Setúbal, em Alcochete ... ? Os novos PDM na forja são a resposta a essa questão e a prova de mais betão e de menos verde.


Onde estão os representantes das politicas ambientalistas, ecológicamente sustentadas na Margem Sul ? Onde se distingue por exemplo, pela positiva a CDU do Seixal com Isaltino Morais que tanto criticam ?

Qual a posição tomada pela Madame Apolónia em defesa da Margem Sul (para além da «Arrábida a Património Mundial no meio do betão CDU » ) ?

Qual a promessa dos Ecologistas "Verdes" cumprida nos últimos seis meses ?


A resposta está na mentira montada há muito.

Basta ver as promessas não cumpridas do prometido para este primeiro trimestre de 2010 .

Duvida ainda, ainda dá razão ás desculpas de que a CMS não era responsável pela obra mas só pelo projecto ?

Então o que diz de mais estas « OBRAS DE INICIATIVA MUNICIPAL» sim , leram bem, Obra de Iniciativa Municipal, e não Projecto de Iniciativa observe mais estes casos aqui trazidos hoje e já prometidos há alguns anos ... mas sem concretização à vista.

Há ou não um padrão fraudulento nas promessas eleitorais da CDU... ?

- Um viaduto inacabado...
- Um Parque subterrâneo que não foi construído
- Habitação social que não foi construída na Jamaica
- Ponte que não foi alargada
- Ciclovia que não foi construída

Há ou não fundamento para destituír esta gente ?

quarta-feira, julho 14, 2010

OS MENTIROSOS QUE DE NÓS SE GOVERNAM 3



Mais uma prometida remodelação viária, mais uma mentira que se ficou pelas promessas da CDU Seixal em vésperas de eleições.

Publicidade enganosa , como já aqui lhe chamaram , paga pelo erário público para tirar dividendos de obras a serem executadas por terceiros ... à CDU tratava-se só de colher os votos ... Responsabilidade ? Seriedade ? ZERO!

Nó do Casal do Marco !


Mais palavras para quê ?

terça-feira, julho 13, 2010

OS MENTIROSOS QUE DE NÓS SE GOVERNAM 2





Outra promessa eleitoral , outra mentira .

Agora é a rotunda do Fogueteiro, obra fundamental para mitigar a exclusão a que foi votada a Quinta dos Lírios desde que compulsivamente a autarquia fechou o acesso pela Nacional 10.


Mais uma vez a imagem diz tudo !
Nada foi feito apesar da CDU utilizando propaganda paga pela autarquia garantir a sua conclusão para o "primeiro semestre de 2010" !

segunda-feira, julho 12, 2010

OS MENTIROSOS QUE DE NÓS SE GOVERNAM 1




Não se pode dizer que há cerca de um ano não tenhamos aqui alertado- LINK para uma série de mentiras em que estava a ser montada a campanha CDU.

Ainda por cima por ser uma campanha da própria câmara, paga com dinheiros públicos e utilizada encapotadamente para fins eleitorais pela maioria CDU.

Os papalvos do costume lá caíram , por interesse próprio ou mera ignorância.

As mentiras aí estão :


Nó da Cucena, um ano depois e passado o prazo prometido para a conclusão (1º Semestre de 2010) , nada foi feito .

As imagens falam por si.

sexta-feira, julho 09, 2010

FOGO!


Continua a haver uma "época de fogos" !

Continua - apesar do muito desemprego - a não haver prevenção, a não haver quem limpe as matas e as bermas das estradas.


Continua a ser um NEGÓCIO o combate a incêndios ... os meios aéreos ... o que se faz depois de um incêndio , sobretudo nas periferias urbanas.

Continuam a estragar este país !

quinta-feira, julho 08, 2010

TORRE DA MARINHA - PISCINAS ENCERRADAS PARA O VERÃO



Não sei o que é que os autarcas do Seixal têm contra a prática balnear no seu concelho !

O que é facto é que têm ao abandono uma das mais ricas faixas de areal fluvial do país, senão mesmo a maior.

Como se isso não bastasse, um dos poucos oásis de frescura nesse concelho de betão plantado , as piscinas da Torre da Marinha , estarão encerradas este Verão.

Assim se preocupam os Camaradas com os mais desfavorecidos , os que
não têm posses para ír à Caparica, quanto mais a Cuba ou a Cabo Verde...

_______________________________________________



Destaque : Novo Blogue , O Flamingo...(link) .



Divirta-se !

Embora no original, sobretudo a encenação de comentários de supostos "dissidentes" de outros partidos que vêm elogiar invariávelmente e "apartidáriamernte" o... PCP . sejam de rir até não poder mais...

- Comentadores arrependidos de TODOS os partidos - que nunca tiveram a mínima responsabilidade na gestão de 35 anos do PCP+"Verdes" - UNI-VOS no Flamingo para elogiar o labor CDU... ( LOL) ...

E lembre-se que dentro de cada flamingo, lá no fundo dessas pernaltas e rosas plumagens há um ser protegido pelo sistema, um ser que por nada quer largar o tacho, um ser que tudo faz para se mater à tona de àgua mesmo que seja só lodo o que encontra em cada busca de alimento.

quarta-feira, julho 07, 2010

AS PRAIAS IGNORADAS DO SEIXAL



Apesar de ser um dos concelhos do país com maior faixa fluvial arenosa, aproveitável para a prática balnear, o Seixal, ao contrário dos concelhos vizinhos e de uma tendência que aumenta de ano para ano em todo o país- ver artigo do Publico abaixo - continua orgulhosamente só !


«Já foram a "praia dos tesos", mas agora são antes um destino turístico alternativo. As zonas balneares junto a rios conquistam cada vez mais adeptos, ajudam a promover o património e a economia regional, mas mesmo assim ainda não se está a explorar este mercado como devia ser. Por Luís Filipe Sebastião .

Carlos Bastos, de Vila Nova de Gaia. O pequeno de três anos chapinha à beira da água sob atenta vigilância do pai. Insiste em molhar a fralda, contra "o pedido da mãe", admoesta Carlos Bastos, 43 anos, membro de uma família de Vila Nova de Gaia que se estreia na praia fluvial do Alamal, no concelho de Gavião, distrito de Portalegre. É uma boa estreia, porque junto ao rio "tem tudo o que é necessário para se passar umas boas férias".


Veio de longe este casal com dois filhos (o mais novo com um ano). Carlos Bastos explica que a opção em fugir das praias marítimas do Norte não tem apenas a ver com a idade dos meninos: "Quando faz muito vento, temos de ir de casaco para a praia." Os areais do Algarve também já não convencem, uma vez que, na época alta, "não há onde pôr a toalha e só para tirar o carro da garagem é um stress." Por isso, escolheram a zona do Alentejo e alugaram uma casa em Cadafaz, perto de Gavião.

Mais a norte, em Macedo de Cavaleiros, o que começou por ser um depósito de água para ajudar os agricultores transmontanos a regar os campos, a albufeira do Azibo, transformou-se na última década numa alternativa às águas frias do litoral Norte. "Para além de pessoas da região, recebemos muitos emigrantes, que no Verão regressam à terra em férias", assegura Manuel Cardoso, responsável da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. A garantia de qualidade é a bandeira azul que tem sido atribuída consecutivamente nos últimos sete anos. Em 2010, pela primeira vez, as duas praias da albufeira (Pegada e Ribeira) receberam esse galardão. O investimento directo com duas praias de areia e estruturas de apoio rondou 500 mil euros, segundo Beraldino Pinto, autarca de Macedo de Cavaleiros.

Na ponta Sul do país, a praia fluvial da albufeira da Tapada Grande, no concelho alentejano de Mértola, continua a ver chegar banhistas a meio da tarde. É quando o sol queima menos. "Isto ao fim-de-semana é um caos. Quase não se pode com tanta gente", comenta Maria João, 40 anos, que "desde sempre" frequenta o areal junto à povoação de São Domingos. Também aqui os frequentadores são mais de fora, nomeadamente de localidades vizinhas espanholas - "há dias que só se ouve falar estrangeiro". No seu caso, prefere a praia perto das antigas minas "porque a água é quente e é uma opção à porta de casa".

Nos dias mais concorridos, à volta de mil banhistas acorrem a estas estreitas margens da praia, a maioria de fora do concelho.

56 praias em 2010

O número total de praias fluviais reconhecidas em Portugal tem variado. Em 2007, foram 41, no ano seguinte, subiu para 54. Em 2009, o número baixou para 38 e este ano foram reconhecidas 56. Fazem um nicho turístico que atrai gente de outros locais, mas que, pelo investimento que tem sido feito, está longe de constituir uma alternativa com força para um mercado turístico sempre à espera de propostas tentadoras e de qualidade.

A praia do Alamal foi inaugurada em 1997, pela então ministra do Ambiente. Aqui, o rio Tejo corre manso, entre as barragens de Belver e do Fratel, e é neste cenário que Sofia Caetano, 39 anos, diz passar diversos períodos ao longo do ano. Desloca-se de Lisboa, com uma filha de nove anos, atraída por um sentimento de segurança: "Posso estar na toalha descansada porque a água não tem corrente." Mas a pacatez e a beleza do lugar também contam para estadesigner gráfica: "Tem uma luz espectacular e quando o comboio passa é um acontecimento."

A meio da manhã de uma terça-feira, Edgar Matos, 27 anos, apanha o pouco lixo espalhado pelo areal. O nadador-salvador, bombeiro e mergulhador no resto do ano, cuida do espaço que, mais uma vez, está no restrito grupo que hasteia a bandeira azul, o que atesta a sua qualidade balnear. Das 56 praias fluviais reconhecidas em 2010, apenas oito mereceram este galardão.

Valorização ambiental

Na região Centro, por exemplo na praia fluvial da Peneda, junto à ponte velha de Góis, concelho no distrito de Coimbra, fica outra grande atracção. A vila, conhecida por acolher uma das principais concentrações motards do país, foi das que aproveitaram o Programa de Valorização das Praias Fluviais, lançado em 1994.

A presidente da autarquia, Maria de Lurdes Castanheira, recorda que em 1995 começou a recuperação das margens do Ceira, obra concluída no ano seguinte. "Se não fossem o rio e as suas praias, dificilmente conseguíamos promover Góis. Apesar da beleza das aldeias de xisto, sem dúvida que o rio é o ex-líbris natural do concelho", refere aquela autarca socialista. As praias da Peneda/Pego Escuro e das Canaveias (Vila Nova do Ceira) atraem habitantes da região e forasteiros que procuram o sossego nas paisagens entre as serras da Lousã e do Açor.

O rio foi desde sempre procurado pelas águas que escorrem por entre o vale escarpado e domadas pela barragem de Monte Redondo. O ordenamento das margens melhorou o apoio aos banhistas. Na Peneda, por exemplo, não falta a esplanada colada ao rio e uma ilha de areia rodeada de verdejante arvoredo. O município investiu ainda na criação de condições para receber pessoas portadoras de deficiência, o que lhe permite hastear as bandeiras de "praia acessível". E constar do Guia das Praias Fluviais e Oceânicas (pode ser descarregado em www.turismodocentro.pt), promovido pelo Turismo Centro de Portugal, que reúne 65 estâncias certificadas nas áreas da ria de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco/Naturtejo e Viseu/Dão Lafões.

Para ser zona balnear apenas conta a qualidade da água. Já a praia fluvial obriga a ter vigilância e salvamento, coordenados com o Instituto de Socorros a Náufragos. Nuno Leitão, presidente do instituto, sublinha que no ano passado não se verificaram mortes em praias fluviais vigiadas. Ao contrário, dos 11 casos fatídicos em zonas não vigiadas, cinco ocorreram em rios (Tejo, Douro e Minho).

O Programa de Valorização das Praias Fluviais desenvolveu-se principalmente entre 1994 e 1995, através de protocolos entre autarquias e o Instituto da Água (Inag). O montante global, de acordo com as contas saldadas até 2000, não é significativo: 2,621 milhões de euros. Bem menos do que se gasta em certas campanhas de promoção de Portugal enquanto destino turístico. E um valor que também fica abaixo da totalidade dos contratos-programa firmados, quer pelo atraso de alguns projectos, quer pela demora na conclusão dos processos.

Segundo Margarida Almodôvar, directora do ordenamento e regulação do domínio hídrico no Inag, o programa assumiu a valorização das zonas ribeirinhas como forma de constituírem "uma alternativa viável ao turismo litoral". Mas o nível de investimento não chegará para tornar este segmento fortemente competitivo. Aliás, em termos de esforço, foi sempre a descer. O Inag adianta que foram investidos 957 mil euros em 1994, 773 mil em 1995 (com financiamento comunitário), 199 mil em 1997, 259 mil em 1998, 306 mil em 1999 e 125 mil em 2000.

Estes são os números mais recentes do Inag. Aliás, não é fácil obter uma radiografia deste nicho turístico, porque a tutela das praias fluviais está dispersa por diversas entidades que, depois, não conseguem dar ao público uma informação sistematizada para todo o país. Seja como for, o esforço feito entre 1994 e 2000 tinha como objectivo "melhorar a qualidade das águas interiores e, sempre que as condições de qualidade o permitissem, criar locais para a prática balnear que oferecessem também condições de segurança".

Cabe a cada Administração Regional Hidrográfica (ARH) - Norte, Centro, Tejo, Alentejo e Algarve - a monitorização da água (com um mínimo de 16 amostras), que deve ter uma classificação de boa ou excelente. Este ano foram designadas 76 zonas balneares interiores, sem restrição para banhos. Posteriormente, outra portaria qualificou apenas 56 como aptas para funcionarem como praias fluviais.

Dados da ARH do Norte mostram que as águas balneares têm aumentado gradualmente na região, subindo de 20 em 2000 para 35 em 2009. Porém, este ano, caíram para 26, devido à alteração da legislação, que modificou os critérios de avaliação da qualidade da água. Assim, foram excluídas pretendentes nos concelhos de Alfândega da Fé (Santo Antão), Mogadouro (Ponte Remondes/Foz do Azibo), Monção (Gadanha), Paredes de Coura (Taboão), Ponte da Barca (rio Lima), Ponte de Lima (D. Ana/Arnado), Torre de Moncorvo (foz do Sabor) e Vila Nova de Paiva (Fráguas). Apesar destas situações marcadas pela "má qualidade" da água, o organismo presidido por António Brito salienta que a designação de uma praia fluvial "induz que seja considerada como zona protegida, o que é um aspecto muito positivo, até porque envolve os cidadãos na defesa dos ecossistemas fluviais". com António Gonçalves Rodrigues

terça-feira, julho 06, 2010

O PREÇO DE LUTAR NO "PARAÍSO"


«No nosso partido costuma dizer-se: quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre» - Jerónimo de Sousa.

- Guillermo Farinas, há 133 dias em greve de fome (link) , como forma de lutar pelas suas convicções e pelos presos de opinião no paraíso Comunista de Cuba.

segunda-feira, julho 05, 2010

FARSANTES



Enquanto as autarquias CDU, Verdes + PCP , continuam a destruír paisagens únicas na Península de Setúbal, uma destruição da paisagem com mais de trinta e cinco anos, os farsantes que compõem a fraude denominada "Partido Ecologista os Verdes" representados na Assembleia da República :


«
...considera que a Assembleia da República (AR) não se pode alhear da importância da candidatura da Arrábida a património mundial, que está actualmente a ser desenvolvida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

Heloísa Apolónia, deputada do grupo parlamentar Os Verdes na AR, vai, por isso, recomendar ao “
Governo que disponibilize o financiamento necessário para a valorização da candidatura”, pedindo simultaneamente que
“diversas entidades nacionais venham a público manifestar o seu apoio a esta candidatura”»

Como é possível que esta gente não tenha o mínimo de coerência e vergonha na cara ?

Relembre-se que o presidente da supra citada AMRS é o grande "ecologista verde " Alfredo Monteiro, presidente da Câmara do Seixal que betonizou um concelho com grande qualidade paisagistica e ambiental e se prepara para transformar em ainda em mais , zonas verdes protegidas do actual PDM , já de sí um elemento de gestão territorial sistematicamente violado nos seus princípios ambientais e patrimoniais básicos... e deu carta branca para arrasar com o Sítio Rede Natura 2000 existente no seu concelho.

A Arrábida a Património Mundial SIM ! Mas não cercada de betão CDU por todos os lados!

sábado, julho 03, 2010

"VERDES" SEM PIN - TA



Há muito ... mas muito mesmo que aqui denunciamos e criticamos o aproveitamento vampiresco do imobiliário sobre áreas protegidas (
ver aqui -link ) , em particular os famigerados projectos PIN ( aqui -link) ...

Os senhores Verdes , pela sua parte, não só parecen ter descoberto este fenómeno só agora , com a apresentação na A.R. de um Projecto Lei para revogar o regime juridico desses mesmos PIN , considerados pelo Partido Comunista , correcção , considerados pelos "VERDES" como " favorecimento de interesses imobiliários e urbanísticos"... como se esquecem dos mesmos "favorecimentos de interesses imobiliários e urbanísticos" nas autarquias onde estão representados em maioria e onde são os próprios autores CDU desses mesmos FAVORECIMENTOS !

TENHAM VERGONHA!

sexta-feira, julho 02, 2010

O VERMELHO DOS BOMBEIROS ... E O DO PARTIDO


O a-sul pelos seus leitores:

«29 de Junho dia do bombeiro. Cerimónias na amora talvez porque o seixal estava ocupado com o S. Pedro.


Debaixo dum sol intenso e a respirar um ar poluido sem arvores e com a baia empestada de esgoto os elementos da fanfarra que esperavam o presidente que em vez de chegar e se dirigir à cerimónia ainda foi para a sede do partido comunista,ali perto, começaram a desmaiar num total de seis pessoas, ainda tiveram de levar um jovem dos bombeiros para o garcia de orta os outros foram assistidos no local.


Enquanto Alfredo Monteiro manda colocar toldos no seixal para quem assistir à bola estar à sombra, os bombeiros tiveram de esperar pelo presidente e outras figuras da camara desde as 9 horas até às 11 debaixo dum sol intenso com a agravante do ar que se respira no concelho ser bem poluido.

O Sr. presidente devia ter vergonha de misturar o partido com tudo o resto da vida do concelho, chegar à Amora e ir para a sede do partido em vez de se dirigir aos bombeiros que o aguardavam de muito pouca educação. »

quinta-feira, julho 01, 2010

ALMADA - MAIS VIOLÊNCIA NO METRO


Se na via pública, como aqui vimos ontem, se continua sem fazer nada que evite novas mortes , continua-se nas composições, sem aplicar nenhuma medida que aumente a segurança dos utentes.

Notícia Miguel Curado, Correio da Manhã de 20 de Junho :

«Dois irmãos de Santo António dos Cavaleiros, Loures, foram espancados quando aguardavam por uma composição do Metro Sul do Tejo (MST), em Almada. As vítimas estavam com mais seis amigos no momento em que um gang os atacou, perseguiu dentro do comboio e assaltou. A PSP deteve cinco dos desordeiros.

As vítimas do ataque deslocaram-se na terça-feira à noite a uma festa africana, em Almada. Pelas 21h00, quando aguardavam na estação de Santo Amaro que um comboio do MST os transportasse à estação da Fertagus do Pragal, o grupo foi abordado por um grupo de cerca de 20 elementos.

Todos com idades entre os 20 e os 25 anos, os ladrões começaram a insultar e a agredir os jovens. À chegada do comboio, as provocações continuaram. Os oito amigos – mas especialmente os dois irmãos – foram espoliados de vários artigos pessoais, entre os quais algumas peças de vestuário.

Por esta altura, já a PSP tinha sido alertada. Três agentes da esquadra do Pragal deslocaram-se à paragem de Santo Amaro e depois à estação do Pragal, onde as vítimas dos ataques apontaram os assaltantes.

Apesar da fuga desordenada do gang, os polícias conseguiram deter cinco elementos do grupo. Apenas três destes foram presentes a juiz, estando sujeitos a apresentações à PSP. Os dois irmãos de Santo António dos Cavaleiros, vítimas mais graves do ataque, foram assistidos no Hospital Garcia de Orta.»