sexta-feira, novembro 09, 2007

AS VIATURAS VERDES DOS AUTARCAS VERMELHOS...



«A par do saneamento básico, do ordenamento do território, da criação e preservação de espaços verdes, a qualidade do ambiente urbano deve integrar as preocupações ambientais ao nível do Município. Tendo em conta esses princípios orientadores da sua acção, a Câmara vai proceder, a partir de Novembro, à renovação da frota municipal com viaturas amigas do ambiente.

As 18 viaturas de passageiros, 7 de mercadorias e 5 pick ups "todo-o-terreno", a utilizar em regime de aluguer operacional, irão permitir uma redução anual da emissão de CO2 – principal gás responsável pelo efeito de estufa – em cerca de 10 mil toneladas, significando uma melhoria energética e ambiental superior a 15 por cento, em relação à frota actual. O consumo de combustível terá também uma diminuição significativa, perspectivando-se, no próximo ano, uma diminuição na despesa, nesta área, superior a 25 por cento.» (Boletim Municipal Moita)



Vivemos supostamente na era da informação, mas não o creio, aceito é que perigosamente vivemos na era em que nos crê-mos informados , o que diga-se de passagem é bem diferente.

É a época dos spots, das ideias digeridas (digest's) dos livros "para tolos", dos "especialistas instantâneos"... é isso que passa para a imprensa, é essa a ideia que fica, nada de muito complicado, duas ou no máximo três ideias que ir ao fundo do problema não há tempo nem pachora para entender depois de ter levantado às cinco e meia e regressado quase às dez da noite com dois engarrafamentos de para arranca pelo meio, um na ída para o trabalho e utro no regresso.

As autarquias querem assim marcar a agenda com os Boletim Municipal e ideias feitas avulsas editadas, ou mandadas editar pelo comissário de imprensa destacado , o que importa agora é passar a ideia de "Verde" de "ambiente", de "sustentabilidade", como o vão fazer, bom, mudando a frota automóvel para veículos "amigos do ambiente"...

Assim fizeram várias autarquias, aqui a Sul, pelo menos Almada, Seixal e agora a Moita, é o selo "ecológico" de preocupação pelo "aquecimento global" , pelo "aumento do carbono" , isto enquanto matam os sorvedouros do mesmo, para mandar construír (outra vertente do aquecimento global), a ideia de protectores do ambiente passará para alguns, mas na prática não se trata de distribuír bicicletas , nem construír ciclovias, trata-se falaciosamente de comprar (ainda dispendiosos) veículos híbridos (os Honda's da CM Moita custam 100 MIL CONTOS).

A Última autarquia a entrar na onda (literalmente ) foi a autarquia da Moita, ao mesmo tempo que no novo PDM acaba com zonas verdes, e altera no papel zonas de REN e RAN, assume-se como ecológica ao adquirir uma frora de veículos "amigos do ambiente".

Mas o que é um hibrido ? Resposta:

- "Um carro híbrido não é um carro a gasolina e electricidade. O único combustível é a gasolina, mas o carro tem uma bateria que é carregada nas travagens e que depois é usada para funcionar um motor eléctrico. Há aqui um problema imediato: se um condutor já tiver uma condução "verde" e suave, fará poucas travagens, e a bateria não é muito carregada. Há alguma poupança de combustível com este sistema, mas também há muitos híbridos com consumos e emissões bem acima da média dos convencionais."


Ora , nada melhor para apaniguar consciências, mas nada mais falacioso e uma forma engenhosa de "por ser amigo do ambiente" se comprar um veículo de gama superior para um "vereador verde" , pois não vejo andarem a comprar bicicletas, distribuír passes sociais ou mesmo "SMART's" que na realidade são menos poluentes que os tais hibridos...

Na "sub-desenvolvida" Noruega este estratagema é simplesmente proíbido, e se vier aqui ao TOP-TEN dos veículos ecológicos verá que hámuitas mais opções ecológicas para além do Toyota Prius (CM Almada e Seixal) ou do Honda Hibrid (CM Moita)...mas para estes , mais que poluír menos, interessa mesmo é andar num belo carrinho dito ecológico e à conta dos munícipes, qual Smart, Toyota Aygo ou bicicleta...

17 comentários:

Anónimo disse...

A viatura do Presidente da Câmara Municipal do Seixal é um BMW 520 azul e novinho... Deve haver aqui algum engano.

Anónimo disse...

Isso é prás "chamadas" Funções Oficiais. Têm de estar bem "calçados" para não parecerem uns pelintras. E normalmente levam motorista e tudo.
Muito "democrático" ao estilo Estalinista e Nomeklatural.

A do Presidente da Câmara da Moita (que era um Mercedes topo) vai ser substituído por um Volvo, que com as novas "ambientologias" dos senhores do poder deve ser esta belezura -- versão Executive, claro -- que "produz tão pouco CO2 extra quando a usar E85 que pode ser considerado parte do próprio ciclo de carbono da Natureza". Para quê querer mais.

Haja Santa Pachorra.

EMALMADA disse...

Caro ponto verde acertou em cheio no alvo.
Esses autarcas pensam que somos todos tolos.
Em Almada nunca vimos nenhum deles a abandonar o seu pópó seja hibrido ou não ou verde e andar no MST, porque esse é só para o povão - o grande mal necessário da sociedade que polui o ambiente e estaciona em 2ª fila.
Quem é que sustenta os autarcas demagogos e outros que tais?
SÓ O POVÃO naturalmente!

Anónimo disse...

Baltazar disse...
Ai ponto verde, tás tão preocupado com os valores de alcoolémia de quem conduz viaturas camarárias, mas estás a esquecer-te de tu és um perigo com o alcool á noite, por isso quando chegas a casa nem dás conta que na tua cama estão lá 4 pés de adulto,sem contar com os teus. CUIDADO.
Tenho imensa pena de pessoas como ponto verde, que não deve ter nada para fazer e então lembra-se de levantar calúnias aos trabalhadores do municipio, como é tão esperto e prespicáz tente saber junto deste orgão autárquico, da PSP ou GNR do Concelho e verifique que acidentes existem causados por funcionários camarários ou que estes tenham tido intervenção. Para terminar lamento que nessa cabecinha só exista merda de galinha.

AV disse...

O Baltazar também apareceu aqui?
Coitado, deve estar mesmo desorientado.

Anónimo disse...

Olha! Nem foi preciso esperar muito tempo. Habemos Volvus!

Anónimo disse...

O Volvo da CMMoita é dos piores classificados na classe "Média Superior" em termos de Eco-eficiẽncia.

Só o ser "Média Superior" numa Câmara que não paga os seus compromissos aos fornecedores, que tem uma dívida de MILHÕES DE EUROS, e que deixa uma escola primária sem rede electrica por uma miséria de 1000 €, já seria escandaloso; mas assim ainda é mais.

E ainda se tivessem comprado Punto 1.2 8v Bipower para os Vereadores com pasta (que os outros levam rolos) ainda se compreendia, agora Honda Hybrid? E logo cinco! Não bastavam dois prás eventualidades, numa terra que quase se vai a pé desde a casa da maior parte deles até ao seu "emprego", salvo seja. Porrâ! Até podiam ir era de bicicleta que emagreciam e fazia-lhes bem...

Para onde é que eles têm de ir fazer tanto quilómetro para precisarem de carro com forro de pele e outras luxúrias mais?
E que trânsito compacto temos nós no Concelho da Moita para requerer carros híbridos? O híbrido nem vai disparar é mas é nunca.

E depois ficam ofendidos quando os chamamos de FILHOS DA PUTA! É pena. Deviam era ficar com as orelhas a arder e com vergonha de sair á rua. Isso sim!
Porcos, malandros, chupistas, piores do que os capitalistas dos Populares e do que a malta da Frente Nacional.

Anónimo disse...

No AVP: A dança dos Hybridos (ler com sotaque camóne)

Anónimo disse...

ainda não percebi se este ponto é um radical de esquerda ou de direita.

o que entendi é que gosta de ter a sua vivenda clandestina construida em zona verde ( daí o seu nome) que tudo faz para que SÓ a sua vivenda possa ser construida naquele local e que inveja o que os outros têm ou alcançam.

tembém percebi que diz mal mas que fica eufórico quando de quem diz mal recebe condecorações e honrarias , não se escusando a demonstrar a sua enorme dimensão intelectual nessas ocasiões com discursos de falsos modestos , babdos com o PODER que o agraciou.

é um verdadeiro burguês do povo.

Ponto Verde disse...

Fantástico o retrato que o anterior comentador me faz, pena ser tão cheio de contradições e não corresponder à pessoa que sou, mais um tiro no escuro...saudações

Anónimo disse...

Estas anónimos vermelhuscos não há maneira de terem vergonha na fucinheira.

Então Ponto Verde é que é o especulador e o prevaricador ambiental?

Gargalhada alarve...

Anónimo disse...

Tá hibrido

...com o novo Pópó.

se soprasse o balão...não escapava

Anónimo disse...

Ò Ponto Verde, das duas uma, ou páras de escrever ou alinhas na brincadeira.

Sério. Ainda não percebeste.
O que noticias e acusas aqui não é mais do que uma brincadeira.
Acredita em mim.

Na verdade não há nada disso na margem sul.
Não há corrupção, não há "manobras", não há construções ilegais em zonas proibidas, nem abates de arvores protegidas, nem obras megalomanas "para inglês ver", nem esgotos que correm a ceu aberto, nem águas contaminadas, nem dividas...

Nem renovações de frotas com viaturas caras, cuja conta é - ou irá ser - colocada na "conta" da autarquia.

Alías, nem febre de betão.
Nem falta de qualidade de vida.

Faz tudo parte de uma brincadeira.

O jogo chama-se "Encher Bolsos" e tu não estás a facilitar a coisa.

Contigo a contar tanta coisa como é que eles se vão manter lá, hein?

És sempre a mesma coisa.
Não admira que venham para aqui criticar-te, se não for assim como é que protegem os empregos?

Atina.

Anónimo disse...

Malta,

A blogosfera deve servir para ter a informação que os outros não nos querem dar, e não aquela que nos querem impingir, mesmo que seja MENTIRA. Um Civic Hibrido custa, 22.000 Euros. Logo, 5 custam 110.000 Euros, e não 490.000 Euros. Escrevam o que vos apetecer, mas a bem da vossa própria credibilidade, não mintam.

Anónimo disse...

Caro camarada anónimo,

490.000 EUROS é o montante global do contrato que incluí alguns veículos pesados e outros carros de serviço.

Tendo em conta que metade da conta é para cinco carros para os vereadores da Coligação do Poder é um bocadito escandaloso, convenhamos. É quase peculato, se não real pelo menos moral.

E nestes 490.000 EUROS não estão incluídos os 60.000 EUROS do Volvo da Presidência da Câmara, pelo que a conta, na realidade, ascende a bem mais do que MEIO MILHÃO DE EUROS.

Numa Câmara que tem o passivo que tem e que não paga a fornecedores, esmifra nas horas extraordinárias necessárias e não paga os seus compromissos obrigatórios e oficiais (como com a Escola Primária de Sarilhos Pequenos) gastar MEIO MILHÃO DE EUROS em carros é no mínimo chocante.

Obrigado por nos tentar esclarecer mas a MALTA percebe muito bem como se fazem as contas do DEVE e HAVER destes "comunistas" burgueses e piores que fascistas.

O que nos custa é compreender onde está o PCP que criticou o Santana Lopes pelos seus insultuosos gastos em veículos na Câmara Municipal de Lisboa e que no caso das SUAS CÃMARAS da Margem Sul parece ter emudecido.

Boas tardes

Anónimo disse...

ERRATA:

Em "metade da conta"
Deve lêr-se "um quarto da conta"

Anónimo disse...

Vocês são mesmo burros!

Primeiro, dizem que são 100 mil contos para 5 híbridos......ERRADO!

Depois vem aqui um parvalhão dizer que são 490 mil euros + o volvo, o que dá (segundo o parvalhão) = Meio milhão de euros!?!?!?

Por acaso sabes o que é um milhão?!?!?!?

Deves ser como o outro..."é só fazer as contas"!

E já agora, sabem quanto custavam os carros actuais?? Sabem quanto a CMM pagava por mês de aluguer??

É melhor fazerem todos as contas!