sexta-feira, junho 10, 2005

ALMADA - "PICAPAU-AMARELO" PARADIGMA DA HABITAÇÃO SOCIAL


Pica Pau Amarelo- Almada, miséria e Topos de Gama - At Almada a huge social residential area was created few years ago, it becames a exclusion area ans a dagerour guetto-

O Plano Integrado de Almada é mais conhecido por ser um somatorio de bairros de várias côres, branco, rosa... mas acima de tudo...amarelo , "Picapau- Amarelo"...as caracteristicas e problemas são os mesmos de outros bairros sociais da Grande Lisboa , a seu tempo serviram para a "erradicação de barracas" para conquistar votos em vésperas de eleições, para construir e abrir manchas urbanas onde se deveria eternizar e proteger o verde.

Do ponto de vista social, foram pura demagogia integradora, socializante, equalitária. Nunca na verdade assim foi, nunca esses objectivos foram atingidos , sobre o Bairro da Bela Vista em Setubal escrevia-se em Agosto de 2000 no Expresso "Os taxistas não querem lá ir e há habitantes que não querem que se saiba que moram lá. É um espelho da baixa estima e da revolta da população: os pátios estão cobertos de lixo e as paredes pajadas de grafittis.Num descampado, alguém trabalha um carro cujo pára-brisas tem dois buracos de bala.O caso dos assaltos a bombas de gasolina em Junho (2ooo) envolvendo jovens do bairro, tornou toda esta vida ainda mais difícil.Chama-se Bela Vista e é o bairro mais temido e esquecido de Setúbal"


Em 7 de Julho de 2000 escrevia Fernanda Cachão: "Construídos na década de 70/80, os bairros de habitação social, ou custos controlados, ganharam fama na Margem Sul. Aglomerados gigantescos de pessoas, das mais variadas proveniências, de baixo poder económico, cujos filhos, as segundas gerações, desde cedo aprendem o valor do grupo, da côr da pele e do bê a bá da delinquência porque não há muito mais para fazer"

E também sobre o Pica Pau Amarelo Bairro da imagem onde moram 15000 pessoas ;

" A noite começa assim: furtam um veículo, abastecem-no, vão para uma festa em Lisboa ou Sesimbra. No regresso cometem invariàvelmente, um crime de furto e abandonam o veículo (...) A ligação destes jovens, a maioria com menos de 20 anos, baseia-se na amizade e no conhecimento. 'Por exemplo o bairro do Pica Pau Amarelo interage muito com a Quinta da Princesa e Vale da Amoreira, muitos já se conheciam antes do realojamento e porque é mais fácil dominar a àrea onde se movem, nomeadamente para fugir à Policia (...)

Nesse trabalho jornalistico aqui citado dizia o presidente da Junta de freguesia de São Sebastião em Setúbal ; "O cenário de violência era fomentado pela contingência urbanistica, sem privacidade nenhuma, onde os conflitos entre etnias e raças eram frequentes ... (o problema agora depois de instalada no local a PSP, são as segundas e terceiras gerações ali nascidas e criadas) ... A primeira geração de africanos assumia-se como imigrante, vivendo em função da sua cultura, mas os filhos já não têm nada a ver com isso e pouco com Portugal (...) tudo isto começou quando um governo deu dinheiro às Câmaras para acabarem com as barracas e também um prazo. Não era possivel fazer tudo. Mudaram-se as pessoas de casa, mais nada..."


De 2000 para agora nada mudou e passou mais um mandato CDU naquelas autarquias onde se situam estes problemas estudados, identificados... continua a degradação, a miséria e a criminalidade, nem a tinta nas fachadas posta a espaços temporais como determina a lei que as autarquias tutelam é cumprida, os bairros foram construidos, mas não são mantidos, nem nalguns casos as ruas , no Pica-Pau foram construidos centenas de lugares de estacionamento em locais surreais , longe de toda e qualquer habitação, nos passeios largos e longe também eles de qualquer zona habitada crescem ervas que só a custo deixam perceber que de uma zona de lazer se trata.

Mas em casos como no Seixal continua-se a querer cometer os mesmos erros e embora a autarquia não mantenha os bairros já construidos,pretende criar novos locais, novos bairros, realojando por exemplo na Flor da Mata, numa zona verde protegida no PDM, a população de Vale de Xixaros, no Seixal as pessoas até pensam que esse é um problema resolvido, é que o DN de há vários meses atrás em artigo de Cristiana Vargas anunciava "Bairro Jamaica começa a ser demolido esta semana - A autarquia do Seixal reconhece que no local existe uma mobilidade incontrolável e que as 150 familias recenseadas não correspondem à realidade"(Pura mentira este anuncio, o Bairro não foi demolido, veja foto actual)- O projecto apresentado pela Câmara do Seixal para a Flor da Mata / Pinhal dos Frades tem 190 fogos num Bairro no meio de um Pinhal protegido com 16 prédios de 4 pisos.

Historiando agora sobre esta chaga social e urbana de Vale de Xixaros escrevia a Jornalista :

"Problema que remonta aos anos 70 - A Jamaica, designação pela qual é conhecida a zona de Vale de Xixaros, situa-se a poucos metros da EN 10.Apenas uma fileira de edificios oculta este bairro degradado, onde não existem esgotos , a àgua e a luz eléctricas são «puxadas» ilegalmente da rede e os moradores são por vezes protagonistas de noticias relacionadas com detenções ou tráfico de droga. É a situação mais complicada do concelho do seixal, que remonta aos anos 70, deriva do embargo à construção, falência do promotor e luta complicada nos tribunais"

Ou seja, está-se a repetir hoje , num tempo em que o dinheiro dos contribuintes (OS NOSSOS IMPOSTOS) deve ainda ser melhor gerido e aplicado e não para repetir os mesmos erros que já se viu não terem dado bom resultado.

Choca ao visitar hoje o PicaPau - Amarelo também ver a quantidade de automóveis Topo de Gama estacionados junto áqueles prédios para "gente sem posses", na imagem um Mercedes, mas Audis, BMW's Hondas Civic - Tunning e outros que falha a memória, são bastantes. Claro que à entrada do Bairro continua a haver Barracas... tal como no Seixal junto ao nó do Fogueteiro (Bairro Rio Judeu) será para justificar as parcerias e mais construção "social" mesmo em zonas ambientalmente protegidas para o bem estar de todos e das futuras gerações?

Lembrava o Presidente da Republica aos autarcas a proposito do "Dia de Portugal" que é "urgente efectuar uma avaliação global de forma séria do funcionamento do Poder Local" apelando para " que os autarcas apliquem melhor os designios da transparência politica e financeira e sobre a participação popular e a mobilização da sociedade cívil a nível autarquico elevando os níveis de qualificação dos funcionários autárquicos e que os municipios não poderão pactuar com falta de rigor e de credibilidade técnica"

Posted by Hello

6 comentários:

Anónimo disse...

Sempre votei CDU, mas o que é que pretendem , que diga que estou desiludido e acho tudo isto uma farsa ? pois acho! Os cartazes a apelarb para a seriedade, competência e trabalho são uma vergonha, só dá uma afirmação dessas quem precisa de se justificar. E no Pica pau é verdade ! A praça de táxis é a mais movimentada do concelho, os ciganos vivem de habitação social, têm o resto da familia a viver numa roulotte à porta do práduio e depois usam taxi e têm ao mesmo tempo mercedes da familia pago a pronto. Somos Palhaços ou quê?

Anónimo disse...

O resultado destes bairros aí está com estas invasoes das praias.Estamos a caminho de ter os mesmos problemas que a França mas parece que temos pruridos de aplicar a força quando ela é mais necessária.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que foi dito aqui, eu morei la 20 anos e foi o tempo mais triste da minha vida e um desgosto morar num sitio daqueles, nao pelas casas que ate sao boas, mas pelo ambiente em si, e uma tristeza mas e bem real e como foi dito em cima e inadmissivel pessoas morarem em habitaçoes socias a darem cado dos predios e depois conduzirem topos de gama, e triste mas e arelidade do nosso pais.

Anónimo disse...

Bela vista para chão já

Anónimo disse...

Nasci no Pica Pau Amarelo onde ainda moro presentemente, concordo com certos comentários feitos, mas discordo completamente com certos pontos de vista. Nem todos os que lá moram são criminosos, ricos, pobres etc.., mas sim, e acima de tudo pessoas. Pessoas que foram literalmente postas num buraco, sem qualquer controlo ou qualquer tipo de apoio ou ajuda. Não foram "moldadas" face ao espelho da nossa sociedade, ninguem disse que era tarefa facil, mas também ninguem disse que era impossivel.
É facil falar e rotular o bairro como um poço de bandidos e incultos, mas a verdade é que toda a gente fala e ninguém ajuda. Ah porque teem isto e aquilo...e então?? as pessoas deste bairro nao podem tentar ser alguém na vida?? não podem estudar, trabalhar para ter dinheiro e terem aquilo que querem e merecem?? teem de ser sempre criminosos nas mentes de alguns... e o mais engraçado no meio de isto tudo é que vejo moradores a queixarem-se mas nada fazem para mudar pelo menos a própria mentalidade, que já era um bom começo. E nem sequer vamos entrar pelas actividades ilícitas praticadas para ganhar dinheiro, pois enquanto no bairro é facil apontar o dedo a quem tem carros topo de gama ou tunning, meus amigos, na nossa sociedade já não é tão facil apontar o dedo a quem tem várias casas, barcos, varios carros topo de gama e andam por aí de fatinho e gravata dizendo que mandam.... abram os olhos e vejam realmente quem anda a "comer" quem aqui.

Anónimo disse...

epa todos para o caralho!so falam e mal,a noite começa assim:com o furto de um carro!como sabem vosses!?!passaram la alguma noite!?!nao e nada disso!chega de falar mal